Jogo didático como ferramenta na abordagem de educação sexual no ensino médio
Arquivo(s)
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
O uso de jogos didáticos como recursos no ensino é uma alternativa para tornar a aula prática e lúdica, contribuindo para comunicação, criatividade e traz aos alunos uma maneira de aprender o conteúdo de forma ativa, estimula o desenvolvimento cognitivo, maior aproximação do conteúdo com o cotidiano do estudante o que minimiza a abstração favorece a aprendizagem ao abordar o tema de forma interativa e divertida, assim, reforçando maior conhecimento do tema. A presente pesquisa teve como objetivo a produção e utilização de um jogo didático de tabuleiro intitulado ESPERMÓVULO: A CORRIDA PARA A VIDA, desenvolvido para alunos de ensino médio, como ferramenta na abordagem de educação sexual. O jogo didático foi aplicado para 31 alunos das três séries do ensino médio de escolas públicas do Distrito Federal. Para avaliar a eficiência do jogo didático na aprendizagem dos estudantes, foi aplicado questionário pré jogo e um questionário pós jogo, e o último questionário usado para avaliar o jogo utilizado. Por meio da análise de dados, o jogo se mostrou eficaz na sua utilização como ferramenta facilitadora no processo de ensino, em vista do melhor desempenho que os estudantes apresentaram após o jogo. Obteve-se boa avaliação referente a motivação e experiência do aluno ao utilizar o jogo. Esses resultados contribuem para discussões acerca da importância do uso de jogos didáticos na aprendizagem. Portanto, pode- se afirmar que o jogo didático produzido nesta pesquisa cumpre o papel de facilitador na abordagem de educação sexual no ensino médio.

