Jogo didático como ferramenta na abordagem de educação sexual no ensino médio

Data da publicação

Data da defesa

2021-08-06

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

O uso de jogos didáticos como recursos no ensino é uma alternativa para tornar a aula prática e lúdica, contribuindo para comunicação, criatividade e traz aos alunos uma maneira de aprender o conteúdo de forma ativa, estimula o desenvolvimento cognitivo, maior aproximação do conteúdo com o cotidiano do estudante o que minimiza a abstração favorece a aprendizagem ao abordar o tema de forma interativa e divertida, assim, reforçando maior conhecimento do tema. A presente pesquisa teve como objetivo a produção e utilização de um jogo didático de tabuleiro intitulado ESPERMÓVULO: A CORRIDA PARA A VIDA, desenvolvido para alunos de ensino médio, como ferramenta na abordagem de educação sexual. O jogo didático foi aplicado para 31 alunos das três séries do ensino médio de escolas públicas do Distrito Federal. Para avaliar a eficiência do jogo didático na aprendizagem dos estudantes, foi aplicado questionário pré jogo e um questionário pós jogo, e o último questionário usado para avaliar o jogo utilizado. Por meio da análise de dados, o jogo se mostrou eficaz na sua utilização como ferramenta facilitadora no processo de ensino, em vista do melhor desempenho que os estudantes apresentaram após o jogo. Obteve-se boa avaliação referente a motivação e experiência do aluno ao utilizar o jogo. Esses resultados contribuem para discussões acerca da importância do uso de jogos didáticos na aprendizagem. Portanto, pode- se afirmar que o jogo didático produzido nesta pesquisa cumpre o papel de facilitador na abordagem de educação sexual no ensino médio.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

AGUIAR, Sarah Dayane Reis. Jogo didático como ferramenta na abordagem de educação sexual no ensino médio. 2021. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2021.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções