Mapeando a pesquisa em ensino de biologia celular: análise bibliométrica da produção científica indexada na base Scopus
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
A Biologia celular (BC) é uma das disciplinas base para a maioria dos cursos da área das biológicas. Por essa razão, inúmeros pesquisadores se dispõem a desenvolver e avaliar métodos que facilitem os processos de ensino e aprendizagem da disciplina. Contudo, não são encontradas muitas publicações atuais que cataloguem os achados de tais pesquisas, de modo a sumarizar e compartilhar dados bibliométricos a respeito dessa área. Foi objetivo dessa pesquisa realizar uma análise bibliométrica da produção científica sobre o ensino na área da BC, verificando a evolução do campo e características relacionadas aos principais autores, países, redes de colaboração e cocitação, assim como os assuntos mais frequentes nos artigos. Para isso foi utilizada a base Scopus e o programa RStudio. Como resultados, foram encontrados 721 artigos, publicados em 260 fontes ao longo de 59 anos. Os Estados Unidos exercem dominância em pesquisas sobre o tema, concentrando o maior número de publicações, autores, instituições e revistas envolvidas. As redes de colaboração são esparsas e pouco estruturadas. As redes de cocitação revelam predominância no uso de metodologias ativas e inventários como métodos de ensino. Em relação às lacunas na pesquisa, é possível identificar estudos focados apenas em cursos de graduação, deixando de lado a educação básica. Este estudo permite uma visão geral da evolução da pesquisa na área do ensino da BC, bem como contribui para o direcionamento de pesquisadores interessados em seguir nessa linha de pesquisa.

