Neurociência e educação: um guia para incrementar a prática docente dos licenciandos em biologia

Data da publicação

Data da defesa

2022-07-25

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Esse artigo apresenta um breve estudo com ênfase na neurociência, mais especificamente na neurociência cognitiva, visando incrementar as práticas pedagógicas que já são realizadas e discutindo as metodologias que se encaixam com os processamentos cerebrais, pois essas tendem a ser mais eficazes. Música, desenho e jogos foram os temas escolhidos para enriquecer a pesquisa e toda informação coletada foi atualizada para a elaboração de um guia, que servirá como ferramenta de auxílio àqueles que se identificam como educadores ou futuros docentes. Esse guia tem como objetivo o entendimento de como se aprende e de como se ensina, de forma a enriquecer a prática pedagógica, além de evidenciar a importância de se conhecer o desenvolvimento do sistema nervoso central. Por fim, o instrumento de informação foi validado por educadores responsáveis pelos componentes curriculares obrigatórios prática de ensino do curso de Licenciatura em Biologia do IFB Campus Planaltina. Esses professores, responderam a um formulário online sobre o guia educacional gerado e suas contribuições para o ensino e aprendizagem. Os resultados obtidos a partir do questionário foram muito satisfatórios, pois evidenciam a utilidade e a importância das propostas trazidas por meio de guias educacionais, juntamente com a utilização de métodos didáticos, assim como evidencia a acessibilidade dos estudantes aos métodos lúdicos cujos benefícios serão utilizados em sala de aula.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

OLIVEIRA, Sarah da Silva. Neurociência e educação: um guia para incrementar a prática docente dos licenciandos em biologia. 2022. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2022.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções