COVID-19 e desinformação: uma perspectiva para o ensino de biologia
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Resumo
Em face à crise causada pela pandemia da COVID-19, a internet se tornou uma ferramenta importante para a continuidade de diversas atividades, mesmo durante a imposição de medidas de distanciamento social. Porém, o fluxo intenso de informações por meio do uso de redes sociais, plataformas de vídeos e aplicativos de troca de mensagens vem sendo responsável pela disseminação de informações falsas sobre a doença. Assim, com o objetivo de investigar o impacto que tais informações podem estar causando em uma parcela da opinião pública brasileira, foi aplicado um questionário online utilizando a Escala de Likert, correlacionando os resultados a fatores como nível de escolaridade e região geográfica. Por meio da comparação de frequências das respostas coletadas, foi observado que, por mais que a população amostrada tenha apresentado um bom desempenho, todos os participantes apresentaram mais dificuldade em identificar afirmações falsas. Contudo, os respondentes que alegaram possuir pelo menos o Ensino Médio completo apresentaram resultados melhores em comparação aos que não o possuíam, tal observação foi possível pela aplicação do teste de Mann-Whitney (α = 0,05). Assim conferindo um papel importante ao cumprimento do processo de escolarização básica brasileiro.

