Estímulo à pesquisa científica experimental nos níveis de ensino básico e superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) Campus Planaltina através de um mini documentário
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
A pesquisa científica através da experimentação tem um papel importante na constituição da concepção do saber científico, pois além de trazer resultados que corroboram para o desenvolvimento do país, contribui ainda estimulando o desenvolvimento do espírito crítico. Dessa forma, tanto para o Ensino Superior quanto para o Básico é necessário divulgar os resultados obtidos. Este trabalho teve como objetivo incentivar os discentes a integralizarem o ensino e a pesquisa através do desenvolvimento de um mini documentário sobre as pesquisas experimentais realizadas no IFB de Planaltina. O público alvo deste estudo foram os alunos do Ensino Médio Integrado a Agropecuária e os alunos licenciandos do curso superior em Biologia. O vídeo foi postado no YouTube e o link do vídeo disponibilizado juntamente com o formulário online. Por meio deste trabalho pôde-se observar que a maioria dos alunos conheceu o programa através de colegas e a minoria através do site do IFB. A amostragem realizada não obteve resposta de nenhum aluno do Ensino Médio Integrado que havia participado do programa de Iniciação Científica e somente 29% dos estudantes da graduação já haviam participado ou ainda participavam, mostrando que a IC ainda atinge uma pequena parcela de discentes. O cenário atual da educação e sua integração com a iniciação científica mostrou dificuldades que vem acontecendo no meio científico, cabendo assim aos discentes, docentes e a própria instituição continuarem se empenhando e mostrando que a iniciação científica no IFB campus Planaltina produz conteúdo científico.

