Ensinar ou encenar: revisão de literatura sobre a relação do teatro com o ensino de ciências e biologia nos últimos 10 anos

Data da publicação

Data da defesa

2020-06-29

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

A inserção de expressões artísticas no ensino de Ciências e Biologia, assim como na formação docente na área tem sido cada vez maior. O teatro surge no cenário como um dos métodos empregados. O aumento do número de estudos sobre o tema revela a necessidade de sumarizar os assuntos, para permitir a análise de possíveis lacunas ou tópicos de tendência. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática da literatura e categorizar artigos provenientes de quatro bases de dados, verificando como o teatro tem sido utilizado nas áreas do Ensino de Ciências e Biologia nos últimos 10 anos. Nas bases foram encontrados 126 artigos, nos quais foi realizada a técnica de análise de conteúdo. Durante a pré-análise, aplicando critérios de inclusão e exclusão, restaram 43 artigos. Na fase da exploração, os artigos incluídos foram lidos e classificados pelo critério semântico. Os 43 artigos analisados foram escritos por 115 autores, apenas dois pesquisadores aparecem mais de uma vez, com dois artigos em coautoria. O ano com maior número de publicações foi 2018 com 10 artigos. Após a classificação e validação, os artigos foram agrupados em quatro categorias, conforme a maneira pela qual o teatro era apresentado: método de ensino, divulgação científica, formação docente ou revisão de literatura. As contribuições de cada categoria para a área são apresentadas nos resultados. Revisões como esta, podem direcionar docentes e pesquisadores para propostas já testadas, para as lacunas existentes e para os trabalhos consolidados, que podem ser adaptados aos seus contextos.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

CAVALCANTE, Ludmila Natacha Isidro. Ensinar ou encenar: revisão de literatura sobre a relação do teatro com o ensino de ciências e biologia nos últimos 10 anos. 2020. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2020.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções