Experimentos com materiais de baixo custo: uma estratégia alternativa para o ensino de bioquímica
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
A Bioquímica nas escolas frequentemente pode apresentar uma desconexão entre o conhecimento adquirido e sua aplicabilidade prática. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi desenvolver e aplicar um manual de experimentos de baixo custo para auxiliar professores e alunos a compreenderem de forma concreta como a Bioquímica está presente em situações cotidianas e consequentemente facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Por meio de pesquisas em livros, artigos e blogs, foram selecionados experimentos existentes, e alguns experimentos foram adaptados para torná-los simples e práticos. O manual resultante foi submetido à avaliação onde foram sugeridas modificações para seu aprimoramento. Experimentos selecionados foram então aplicados em uma turma de Licenciatura em Biologia, do Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina (IFB), resultando em um aumento significativo nas respostas corretas nos questionários pós-experimentos em relação aos questionários pré-experimentos. Esses resultados validaram a eficácia do manual como uma ferramenta de ensino em sala de aula. Esta iniciativa contribui para preencher possíveis lacunas existentes no ensino de Bioquímica, promovendo uma aprendizagem mais significativa e uma melhor compreensão da aplicação prática desses conceitos.

