Jogo como recurso didático para ensino de reprodução vegetal (flor)

Data da publicação

Data da defesa

2020-10-02

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

O jogo didático é uma atividade lúdica que concede aos estudantes aulas divertidas, interativas e prazerosas, podendo facilitar a forma de aprendizagem. Assim, o objetivo deste trabalho é confeccionar um jogo didático a respeito do conteúdo de reprodução vegetal (flor). Após a confecção do esboço do jogo, este foi apresentado a professores da educação básica através do formulário do Google. Foram avaliados o layout e o conteúdo abordado, utilizando a escala Likert de 1 a 5. O jogo Bingo Floral é composto de quarenta cartelas, vinte fichas e uma ficha master. Ganha o jogo o estudante que completar a cartela corretamente. Antes do jogo ser apresentado a estudantes do ensino médio, um questionário foi aplicado, para verificar o conhecimento prévio dos estudantes e, após o jogo, houve nova aplicação do mesmo questionário, também foi solicitada a opinião a respeito do jogo. O jogo foi aplicado a 22 estudantes do 2º ano do ensino médio, em uma Feira de Ciências, naquele contexto o jogo não surtiu efeito desejado, já que havia uma série de outras atividades propostas, o que poderia desviar a atenção do Bingo Floral. Os estudantes estavam apreensivos com o horário de saída do ônibus da escola, tanto que apenas 19 estudantes responderam o pós questionário, sendo que foi nítida a rapidez para entregar a atividade. Assim, optou se por não realizar análise estatística desses resultados. Mesmo assim, na opinião dos docentes, a proposta sugerida neste trabalho demonstra servir como um recurso facilitador.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

BRITO, Laryza Viviane Sousa de. Jogo como recurso didático para ensino de reprodução vegetal (flor). 2020. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2020.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções