Jogo como recurso didático para ensino de reprodução vegetal (flor)
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
O jogo didático é uma atividade lúdica que concede aos estudantes aulas divertidas, interativas e prazerosas, podendo facilitar a forma de aprendizagem. Assim, o objetivo deste trabalho é confeccionar um jogo didático a respeito do conteúdo de reprodução vegetal (flor). Após a confecção do esboço do jogo, este foi apresentado a professores da educação básica através do formulário do Google. Foram avaliados o layout e o conteúdo abordado, utilizando a escala Likert de 1 a 5. O jogo Bingo Floral é composto de quarenta cartelas, vinte fichas e uma ficha master. Ganha o jogo o estudante que completar a cartela corretamente. Antes do jogo ser apresentado a estudantes do ensino médio, um questionário foi aplicado, para verificar o conhecimento prévio dos estudantes e, após o jogo, houve nova aplicação do mesmo questionário, também foi solicitada a opinião a respeito do jogo. O jogo foi aplicado a 22 estudantes do 2º ano do ensino médio, em uma Feira de Ciências, naquele contexto o jogo não surtiu efeito desejado, já que havia uma série de outras atividades propostas, o que poderia desviar a atenção do Bingo Floral. Os estudantes estavam apreensivos com o horário de saída do ônibus da escola, tanto que apenas 19 estudantes responderam o pós questionário, sendo que foi nítida a rapidez para entregar a atividade. Assim, optou se por não realizar análise estatística desses resultados. Mesmo assim, na opinião dos docentes, a proposta sugerida neste trabalho demonstra servir como um recurso facilitador.

