Processos de prestação de serviço e atendimento ao cliente: um estudo com base nas dimensões de qualidade

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2025

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Resumo

O objetivo deste artigo foi compreender como os processos operacionais influenciam a qualidade percebida no atendimento ao cliente. A pesquisa justifica-se pela escassez de estudos que integrem as temáticas "qualidade no atendimento" e "gestão de processos", conforme levantamento realizado no portal da Capes. O método adotado foi descritivo e qualitativo, abrangendo revisão de literatura, aplicação de questionário (survey) sobre a qualidade do atendimento ao cliente com base na escala ServQual (Zeithaml; Bitner; Gremler, 2014) e realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa demonstraram que os processos operacionais adotados pela organização da sociedade civil (OSC) estudada - tais como padronização do serviço, modernização tecnológica e capacitação dos colaboradores contribuem significativamente para o atendimento das dimensões de qualidade em serviços, refletindo diretamente na satisfação dos clientes.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

Referência

CARVALHO, Nicássio Rodrigues Araújo de. Processo de prestação de serviço e atendimento ao cliente: um estudo com base nas dimensões de qualidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.

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