Projetando a tolerância: o cinema como ferramenta pedagógica para temas LGBTQIA+
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
A Constituição Federal, em seu artigo 206, garante que a educação deve ser plural de ideias e pensamentos. Por sua vez, a Lei de Diretrizes e Bases para Educação (LDB) de 1996 coloca entre os princípios da Educação, o respeito à liberdade e o apreço à tolerância. No Brasil são comuns os casos de agressão à população LGBTQIA+, incluindo o ambiente escolar. As vítimas de discriminação são agredidas física e psicologicamente e, portanto, é urgente que se discuta o assunto dentro das salas de aula. O objetivo geral deste trabalho é: desenvolver uma abordagem pedagógica estruturada que utilize o cinema como ferramenta central para a exploração e discussão de temáticas pertinentes às questões LGBTQIA+. Este Trabalho Final de Curso (TFC) foca a diversidade sob o ponto de vista das questões enfrentadas pela população LGBTQIA+. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização desta pesquisa consistiram em: levantamento e a análise do material bibliográfico relacionado à temática LGBTQIA+ no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a proposta de uma oficina pedagógica que aborde a temática.