Desenvolvimento multimodal na educação profissional em informática um relato de experiência

Data da publicação

Data da defesa

2023

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Este estudo descreve um relato de experiência da implementação do Projeto Interventivo "Desenvolvimento Multimodal na Educação Profissional em Informática" no curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília, envolvendo 53 alunos do 2º ano do Ensino Médio. Com o objetivo de promover a formação integral, o projeto integrou a disciplina de Língua Portuguesa à escrita técnica multimodal, adotando uma abordagem metodológica qualitativa. Dividido em fases, o estudo incluiu questionários de perfil, vídeos introdutórios, instruções online e produções multimodais. A análise dos resultados destacou a evolução na percepção dos alunos sobre a importância da língua portuguesa na comunicação técnica, evidenciando ganhos como o aprimoramento da criatividade e das habilidades de comunicação técnica, assim como uma compreensão mais profunda de conceitos técnicos. Os participantes expressaram apreço pela variedade de gêneros textuais abordados, como vídeos, infográficos e apresentações interativas, indicando a eficácia da abordagem multimodal na facilitação da compreensão de informações técnicas. A avaliação global do projeto revelou uma recepção positiva, destacando o sucesso em atingir seus objetivos e reforçando a importância da integração da linguagem técnica com a multimodalidade para uma formação abrangente e eficaz na área de Informática. Adicionalmente, os dados do questionário final proporcionaram uma compreensão mais aprofundada das percepções pós-atividades, ressaltando o aprimoramento de habilidades criativas e melhorias na comunicação técnica como benefícios notáveis. A ênfase na importância da língua portuguesa na apresentação de conteúdo técnico corroborou a mudança positiva na percepção, indicando a consciência da relevância crítica do domínio da língua na formação profissional em Informática. Esses achados contribuem para o desenvolvimento de estratégias educacionais eficazes na integração da linguagem técnica com abordagens multimodais, preparando os estudantes para os desafios da comunicação técnica na era digital.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO

Referência

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia