Ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
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Resumo
O presente estudo busca apresentar uma pesquisa realizada entre os docentes do Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais, sobre as práticas de ensino de matemática utilizadas em sala de aula para atender com eficiência as crianças que apresentam o Transtorno do Espectro Autista - TEA. É perceptível o aumento de crianças laudadas com TEA nos últimos tempos, assim como a falta de capacitação dos docentes para atender as necessidades específicas desses estudantes. A pesquisa visa entender o que tem sido feito e o que pode ser melhorado no atendimento das necessidades das crianças com TEA com olhar específico para o ensino da matemática. O estudo parte da definição do autismo e suas alterações com o passar do tempo e busca, referências quanto à amplitude e possibilidade de desenvolvimento do assunto. A metodologia utilizada é a pesquisa de campo, de caráter qualitativo e exploratória, de natureza bibliográfica. No decorrer da pesquisa nos deparamos com estudos sobre a Educação Matemática que evidenciaram que é necessário promover uma educação que preze pela aprendizagem dos alunos autistas. Como resultados da pesquisa de campo apontamos as ações que mais se intensificaram nas respostas dos docentes entrevistados como metodologias efetivas na aprendizagem matemática de crianças com TEA.