Computação desplugada como abordagem para o desenvolvimento do pensamento computacional: um estudo com professores do ensino médio integrado do Distrito Federal
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Resumo
Em um mundo cada vez mais conectado e caracterizado pelo amplo acesso à informação, a integração das novas tecnologias digitais representa um avanço crucial em diversas áreas, incluindo a Educação. No entanto, é fundamental reconhecer que essas ferramentas devem ser vistas como um suporte ao processo de ensino e aprendizagem, e não como um objetivo final. Aproximar os estudantes da linguagem das máquinas ainda no ambiente escolar torna-se uma estratégia promissora para promover meios eficazes e engajantes de aprendizado, preparando-os para os desafios de uma sociedade profundamente tecnológica. Dessa forma, a inclusão do pensamento computacional (PC) por meio da computação desplugada (CD) nas propostas pedagógicas das instituições de ensino vai além dos interesses científicos e pedagógicos, envolvendo também uma dimensão social. Isso porque a CD pode ser aplicada em diversas localidades, inclusive naquelas onde o acesso à tecnologia digital é limitado, permitindo que o conhecimento básico sobre PC chegue também às comunidades com menos recursos tecnológicos. Assim, o presente estudo objetivou analisar possibilidades e limitações ao uso da CD para o desenvolvimento do PC por professores do Ensino Médio Integrado do Distrito Federal. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, do tipo descritivo-analítico em que se valeu da aplicação de questionário e realização de entrevista como estratégias de coleta e análise dos dados. Os resultados obtidos foram organizados em 06 (seis) dimensões, sendo: I) geral: observou-se uma ampla diversidade nas formações e uma presença expressiva de profissionais em estágios iniciais da carreira; II) dos conhecimentos prévios: foram reveladas percepções heterogêneas sobre a CD; III) do entendimento acerca da importância da CD: a abordagem foi reconhecida por diversos docentes como uma ferramenta valiosa para democratização do ensino; IV) da experiência prática: metade dos docentes pesquisados já utilizou a CD em suas atividades de ensino; V) dos recursos: há a existência de diversas limitações institucionais, materiais e de formação e VI), do ensino: no âmbito da educação profissional a CD demonstra eficácia ao tornar o aprendizado mais dinâmico, mas ainda enfrenta resistências.

