Desafios do letramento digital: uma proposta de inserção acadêmica para os estudantes do módulo I do curso Técnico em Segurança do trabalho do IFB campus Ceilândia na modalidade EAD
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Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os desafios do letramento digital enfrentados por estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho (TST), na modalidade EaD, do IFB Campus Ceilândia. Inicialmente, realizou-se uma análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para identificar as ferramentas tecnológicas utilizadas no primeiro módulo, com base nas ementas das disciplinas. Em seguida, a investigação foi estruturada em dois momentos. O primeiro, denominado estudo piloto, contou com a participação de estudantes ingressantes em 2024.1. Nesta etapa, foi elaborado e aplicado um questionário via Google Forms, composto por questões de múltipla escolha e escala Likert, resultando em 44 respostas, das quais oito estudantes demonstraram interesse em participar do estudo. O segundo momento, intitulado curso de inserção acadêmica, incluiu a readequação do questionário com base nas sugestões dos participantes do estudo piloto. O instrumento revisado foi aplicado aos estudantes ingressantes de 2024.2, resultando em 63 respostas, sendo que 10 alunos manifestaram interesse em participar do curso. Além disso, quatro participantes do estudo piloto solicitaram continuar neste segundo momento, totalizando 14 participantes. O curso teve como objetivo promover letramento digital aos estudantes que apresentavam dificuldades em competências operacionais no uso de ferramentas de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Os resultados evidenciaram que a maioria dos participantes, dos dois momentos da pesquisa, era composta por adultos afastados do ambiente educacional há mais de 10 anos, muitos deles sem experiência prévia com cursos online ou haviam realizado curso de informática há muito tempo. Esse contexto reforçou a necessidade de oferecer suporte específico para integrar estudantes com diferentes níveis de letramento digital. A participação em atividades práticas, supervisionadas pela pesquisadora, promoveu melhorias significativas no desempenho dos estudantes, em especial no estudo piloto, no qual os participantes participaram de maneira majoritária dos encontros e isso refletiu de maneira positiva nos conselhos de classe. Conclui-se que o desenvolvimento de competências digitais deve ser incorporado ao programa do curso de forma contínua e integrada, para atender à diversidade e às necessidades específicas dos alunos, contribuindo, portanto, com a permanência e êxito dos estudantes. Além disso, é essencial manter um ambiente de acolhimento e empatia, considerando as limitações tecnológicas enfrentadas por esses estudantes.

