Do espaço de desconstrução da violência à construção da cultura da paz: uma proposta de oficina educativa-pedagógica
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
A violência é um fenômeno social antigo, atual e complexo que, de modo geral, interfere na sociedade como um todo. Nos últimos anos, a situação tem se intensificado, principalmente no contexto educativo. A partir de uma reflexão teórica e conceitual acerca da violência na escola, é possível compreender a importância e as contribuições do campo da educação para a construção da cultura da paz. Nesse sentido, a oficina pedagógica é uma ferramenta útil a ser aplicada em sala de aula por possibilitar uma vivência grupal significativa acerca de uma determinada situação, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos alunos. Assim, optou-se enquanto procedimentos metodológicos: levantamento e leitura de material bibliográfico acerca da “violência” e da “violência na escola e nos IFs” que teve como resultante a construção de um guia de aplicação no formato de “Cartilha” para o docente. Logo, espera-se que a presente proposta de oficina seja colocada em prática o quanto antes, sendo sugerido a aplicação inicial no formato “Piloto” no evento do Conecta para avaliar a sua implementação e possíveis ajustes.