Fanero em prática: guia prático-teórico e seus efeitos no aprendizado de botânica

Data da publicação

Data da defesa

2025-07-27

Permissão de acesso

Co-orientador

Lattes do Co-orientador

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Sigla

IFB

Departamento

País

Brasil

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

O presente estudo visa mitigar a impercepção botânica e para tanto teve como objetivo elaborar um guia prático-teórico acompanhado de roteiros de aulas práticas de Botânica e avaliar sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem. O material foi desenvolvido com foco na morfologia de fanerógamas, utilizando espécies vegetais comuns no cotidiano brasileiro, buscando combater a impercepção botânica e tornar o ensino mais acessível, contextualizado e atrativo. A pesquisa foi aplicada na disciplina de Morfologia e Taxonomia de Fanerógamas do curso de Licenciatura em Biologia do IFB – Campus Planaltina, envolvendo 10 estudantes. Foram realizadas duas aulas teóricas expositivas dialogadas e uma aula prática, intercaladas por três questionários avaliativos. Os resultados indicaram diferenças quantitativas entre as abordagens teórica e prática para alguns assuntos, tendo aumento da aprendizagem pós aula prática em alguns casos, equidade da aprendizagem pós e pré-prática em outros casos e maior aprendizagem no pré-prática em situações específicas. Entretanto, os dados qualitativos demonstraram expressivo aumento no interesse, na participação e no engajamento dos alunos durante a aula prática, que contou com o maior número de participantes, mesmo ocorrendo em um sábado, no período matutino, logo após aulas na sexta-feira, no período noturno. Os relatos dos estudantes também indicam que a utilização de materiais didáticos contextualizados, como o guia prático-teórico, contribui significativamente para a superação da impercepção botânica. Conclui-se que o uso integrado de recursos teóricos e práticos potencializa o ensino de Botânica, tornando-o mais eficiente, significativo e motivador.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

DURÃES, Lucas Oliveira. Fanero em prática: guia prático-teórico e seus efeitos no aprendizado de botânica. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2025.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções