Do conto à conta: desenvolvimento de um livro paradidático para auxiliar a aprendizagem das operações matemáticas básicas no ensino fundamental anos iniciais
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Resumo
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressaltam a importância de utilizar diferentes procedimentos de cálculo, tanto de forma mental quanto escrita, na resolução de problemas contextualizados que envolvam as quatro operações básicas da matemática: adição, subtração, divisão e multiplicação. Além disso, orientam para a elaboração e resolução de problemas com múltiplos significados, por meio do uso de estratégias variadas, como estimativas de cálculo e atividades com medidas. Tendo em vista este direcionamento, esta pesquisa tem como finalidade integrar a matemática por meio do conto, oferecendo um livro paradidático que sirva de suporte para professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, unindo os participantes através da contação de história. A proposta é utilizar esse gênero textual literário como ferramenta capaz de contribuir para o desenvolvimento da leitura, estimular a imaginação e despertar um olhar matemático mais atento e sensível para a realidade, colaborando, assim, com o desenvolvimento das habilidades previstas para o desenvolvimento das competências matemáticas iniciais do Ensino Fundamental. A organização metodológica da pesquisa se estruturou em dois momentos, o primeiro foi a confecção de um livro paradidático interativo, intitulado "A Matemática encantada do grande baile" que busca estimular o uso da literatura como recurso facilitador na assimilação dos conteúdos matemáticos. O segundo momento foi a contação de história, a leitura da versão preliminar do livro, realizada em duas turmas, de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada no Distrito Federal. Os dados obtidos por meio da observação demonstram, até o momento, que um recurso metodológico que integra a matemática a um gênero textual literário com uma narrativa simples, clara e acessível, pode tornar o ensino da matemática mais interessante, aprimora a capacidade de interpretação, desperta a imaginação e estimula a curiosidade sinalizada na resolução de situações problemas de vivências matemáticas práticas.