Do conto à conta: desenvolvimento de um livro paradidático para auxiliar a aprendizagem das operações matemáticas básicas no ensino fundamental anos iniciais

Data da publicação

Data da defesa

2025

Permissão de acesso

Co-orientador

Lattes do Co-orientador

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Sigla

IFB

Departamento

País

Brasil

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressaltam a importância de utilizar diferentes procedimentos de cálculo, tanto de forma mental quanto escrita, na resolução de problemas contextualizados que envolvam as quatro operações básicas da matemática: adição, subtração, divisão e multiplicação. Além disso, orientam para a elaboração e resolução de problemas com múltiplos significados, por meio do uso de estratégias variadas, como estimativas de cálculo e atividades com medidas. Tendo em vista este direcionamento, esta pesquisa tem como finalidade integrar a matemática por meio do conto, oferecendo um livro paradidático que sirva de suporte para professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, unindo os participantes através da contação de história. A proposta é utilizar esse gênero textual literário como ferramenta capaz de contribuir para o desenvolvimento da leitura, estimular a imaginação e despertar um olhar matemático mais atento e sensível para a realidade, colaborando, assim, com o desenvolvimento das habilidades previstas para o desenvolvimento das competências matemáticas iniciais do Ensino Fundamental. A organização metodológica da pesquisa se estruturou em dois momentos, o primeiro foi a confecção de um livro paradidático interativo, intitulado "A Matemática encantada do grande baile" que busca estimular o uso da literatura como recurso facilitador na assimilação dos conteúdos matemáticos. O segundo momento foi a contação de história, a leitura da versão preliminar do livro, realizada em duas turmas, de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada no Distrito Federal. Os dados obtidos por meio da observação demonstram, até o momento, que um recurso metodológico que integra a matemática a um gênero textual literário com uma narrativa simples, clara e acessível, pode tornar o ensino da matemática mais interessante, aprimora a capacidade de interpretação, desperta a imaginação e estimula a curiosidade sinalizada na resolução de situações problemas de vivências matemáticas práticas.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO

Referência

DOURADO, Cristiane de Souza. Do conto à conta: desenvolvimento de um livro paradidático para auxiliar a aprendizagem das operações matemáticas básicas no ensino fundamental anos iniciais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia