A autogestão do trabalho, cooperativismo e economia solidária enquanto temáticas formativas para a EPT: uma proposta de curricularização da extensão para alcance da formação omnilateral
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Resumo
Desde seus primórdios a humanidade se organizou socialmente em torno de seus arranjos produtivos. Através de sua intervenção na natureza o humano aprendeu a sobreviver, criando conhecimentos úteis para a produção de elementos necessários à sua subsistência. Enquanto construía coletivamente tais aprendizados, o humano também os ensinava às gerações posteriores, tornando o trabalho a primeira forma de educar da espécie humana e, portanto, um princípio educativo. Contudo, através do desenvolvimento das forças produtivas ao longo da história as configurações sociais foram se modificando, afastando o humano de sua essência coletiva, alterando a organização do trabalho e, consequentemente, a educação. Atualmente a adoção do trabalho enquanto princípio educativo é um processo em desenvolvimento na educação brasileira, especialmente na EPT - Educação Profissional e Tecnológica. Tendo em vista o fomento à instituição do trabalho enquanto princípio educativo na EPT, esta pesquisa buscou compreender meios de inserir nesta configuração educacional formas de organização laboral que realizem uma conexão com a formação omnilateral. Para tanto, as temáticas de Autogestão do Trabalho, Cooperativismo e ES - Economia Solidária foram abordadas nesta pesquisa, através de seu referencial teórico, para esclarecimento de suas possibilidades para a EPT. Em anexo a este aprofundamento bibliográfico foi realizada uma intervenção em formato de pesquisa-ação qualitativa junto à comunidade interna do IFG - Câmpus Formosa, com vistas a compreender de que formas as temáticas de Autogestão do Trabalho, Cooperativismo e ES poderiam ser inseridas nos PPCs - Projetos Pedagógicos de Cursos da EPT. No percurso da pesquisa, foram realizadas sondagens junto a diversos atores que atuam na EPT, por meio da aplicação de questionários semiestruturados. Após a coleta de dados foram realizadas análises de conteúdo, identificando-se três categorias: trabalho, educação e curricularização. Ao final da análise sugere-se que os temas abordados sejam inseridos nos currículos dos cursos de EPT do IFG - Câmpus Formosa através da realização de projetos, palestras e oficinas, assim como pela criação de disciplinas específicas, com foco na extensão escola-sociedade. A partir dos resultados obtidos ao longo da pesquisa, foi possível construir um PE - Produto Educacional, em formato de guia educativo para inserção das temáticas de Autogestão do Trabalho, Cooperativismo e ES nos currículos de EPT. Esta pesquisa sugere que, através das possibilidades ofertadas pela recente demanda da curricularização da extensão é possível inserir as temáticas de Autogestão do Trabalho, Cooperativismo e ES nos PPCs dos cursos de EPT, por meio de projetos, palestras, minicursos, criação de disciplinas específicas e demais mecanismos de formação, a fim de fomentar a adoção da Autogestão do Trabalho enquanto princípio educativo para facilitar o alcance da omnilateralidade.