Educação profissional além das grades: um estudo de caso na Associação de proteção e assistência aos condenados de Paracatu/MG

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2022

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Resumo

Este estudo abordou a relação entre um curso ofertado pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) por meio da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e seus impactos na formação humana integral dos sujeitos concluintes dentro de um Centro de Reintegração Social (CRS) da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). A pesquisa visou responder se um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) ministrado em estabelecimento prisional pode impactar na formação humana integral dos estudantes. O objetivo geral consistiu em investigar em que medida uma ação extensionista através de curso da EPT foi condição para formação omnilateral de recuperandos e egressos da APAC masculina de Paracatu/MG. Teve-se a perspectiva de que a educação profissional pode ser instrumento viável para a formação omnilateral de sujeitos em situação de privação de liberdade. A pesquisa se desenvolveu por meio de um estudo de caso com abordagem predominantemente qualitativa de caráter descritivo. Quanto aos instrumentos para coleta de dados, houve análise documental, aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada com os concluintes do curso. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo segundo Bardin (2016), a partir da seleção de categorias e subcategorias. Os resultados apontaram que a educação profissional pode contribuir para formação humana omnilateral dos sujeitos na acepção dialética das categorias trabalho e educação.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO

Referência

LOBO, Getúlio Albernaz. Educação profissional além das grades: um estudo de caso na Associação de proteção e assistência aos condenados de Paracatu/MG. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2022.

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