O ensino de história do Distrito Federal nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFB
Arquivo(s)
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Co-orientador
Lattes do Co-orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Sigla
Campus
Departamento
País
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Esta pesquisa se propôs a investigar o lugar e o tratamento dado ao ensino de História do Distrito Federal nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e, a partir dessa reflexão, desenvolver um produto educacional que pudesse auxiliar docentes de História desta instituição a ampliar as possibilidades de ensino de temas vinculados a história local e regional. Para alcançar tal propósito, debatemos, por meio da literatura disponível, algumas especificidades da História (disciplina escolar) e a relevância do ensino de história local e regional nos Institutos Federais e no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Os procedimentos metodológicos adotados foram a análise documental de Planos de Curso e ementas da disciplina de História dos cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFB e a realização de entrevistas semiestruturadas com docentes de História dos cursos estudados. Tais procedimentos nos permitiram chegar à conclusão de que a História do DF é discutida ainda de forma esporádica nos cursos pesquisados. Esta situação torna o produto educacional desenvolvido um útil suporte de referências para que os professores ampliem seu leque de possibilidades para trabalhar com temas da história local e regional numa perspectiva crítica.