Integração: a relação com as teorias da aprendizagem e a metodologia da problematização no IFNMG – Campus Arinos
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Resumo
A presente pesquisa nasce das inquietações de uma pedagoga, atuante no ensino médio integrado, acerca da integração, do currículo integrado e das práticas pedagógicas integradoras. Tem como objetivo principal a realização de estudos acerca da integração idealizada e proposta para o Ensino Médio Integrado – EMI com vistas a orientar a construção de um plano metodológico que favoreça o desenvolvimento de práticas efetivamente integradoras no cotidiano escolar da educação profissional e tecnológica. Neste caminho, foram realizadas, numa perspectiva qualitativa, exploratória e da pesquisa-ação, pesquisas bibliográficas e análise documental, aplicação de questionários, análise de dados e elaboração e validação do produto educacional. Na busca do entendimento da integração e com vistas a identificação de práticas que promovam a sua efetivação no cotidiano da escola foram realizados questionários, a partir dos quais se realizou uma análise das práticas integradoras presentes nas ações dos docentes no Campus Arinos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG. Em Ramos construímos nossa percepção da integração, compreendemos os seus sentidos e fizemos as primeiras descobertas acerca do caminho metodológico indicado para o EMI. A partir daí buscamos identificar a perspectiva de aprendizagem e o caminho metodológico conceitualmente coerente para o EMI. Chegamos assim à aprendizagem significativa, transformadora a partir da construção conceitual de Illeris. O caminho metodológico indicado por Ramos nos levou a metodologia da problematização, para a qual identificamos três estratégias pertinentes, a Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL, os Projetos e o Arco de Maguerez, sobre o qual colocamos o foco principal deste trabalho enquanto metodologia potencialmente integradora no entendimento que construímos para a integração.