Afetividade no contexto educacional: a atuação dos servidores técnicos na construção da afetividade no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Brasília

Data da publicação

Data da defesa

2021

Permissão de acesso

Co-orientador

Lattes do Co-orientador

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Sigla

IFB

Departamento

País

Brasil

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Esta dissertação em formato de artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Brasília (IFB). Por meio deste estudo buscou-se investigar a questão da afetividade nos espaços educativos de escuta aos estudantes e aos seus demais membros que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI) do IFB Campus Brasília. À luz desse objetivo, procurou-se analisar como a afetividade permeia as estratégias utilizadas pelos servidores técnicos no acolhimento aos membros institucionais e se é favorecida no processo das suas relações humanas. Para tanto, foram entrevistados docentes e servidores técnicos do IFB, Campus Brasília e construído, como produto educacional para o desenvolvimento de práticas mais afetivas na Educação Profissional e Tecnológica, um e-book a respeito da temática tratada e baseado na realidade da comunidade pesquisada. Concluiu-se, por meio da análise descritiva dos dados, que aspectos ligados à afetividade foram determinantes para a construção do sentido do trabalho e para a qualidade das relações humanas no contexto educacional.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO

Referência

NASCIMENTO, Madelon Araújo. Afetividade no contexto educacional: a atuação dos servidores técnicos na construção da afetividade no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Brasília. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2021.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia