Práticas de alfabetização e letramento no PROEJA do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo
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Resumo
Este estudo fundamenta-se nos conceitos de alfabetização, letramento e integração, no materialismo histórico-dialético, para refletir acerca da educação de jovens e adultos no Instituto Federal de Brasília. Objetivou-se a analisar os processos de alfabetização e letramento no PROEJA com vistas a proporcionar o acesso às práticas sociais de leitura e escrita aos estudantes do curso Técnico de Restaurante e Bar do Instituto Federal de Brasília Campus Riacho Fundo. A pesquisa desenvolveu-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, do Instituto Federal de Brasília, linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica – EPT, no Macroprojeto Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. Teoricamente, está ancorado em autores, tais como: Freire (1979), Morais (2012), Soares (2021), Kleiman (2005) entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, que visou proporcionar à pesquisadora uma maior familiaridade com o problema em estudo: estudantes da educação de jovens e adultos com poucas habilidades de leitura e escrita; e possibilitou a identificação e a análise de dados por meio do contato direto e interativo da pesquisadora com a situação do objeto de estudo (Gil, 2022). A produção dos dados ocorreu na turma de 1º ano, do curso técnico de Restaurante e Bar Proeja do IFB Campus Riacho Fundo, contando com observações de aula da disciplina de Língua Portuguesa, entrevistas semiestruturadas e aplicação da Sequência Didática. O projeto propôs uma pesquisaação que envolveu docentes, estudantes e pesquisadores na construção contínua do ensino-aprendizagem, contribuindo assim para a formação integral dos estudantes do PROEJA a partir de um planejamento centrado numa sequência didática integrada. A partir das análises, intervenções realizadas e aplicação da sequência, a pesquisa revelou a importância da construção de práticas pedagógicas integradas, inclusivas e contextualizadas considerando as especificidades do público da EJA. Os desafios observados reforçam a necessidade de avançarmos na construção de uma educação que seja efetivamente inclusiva e transformadora, alinhada aos princípios da Educação Profissional e Tecnológica e ao compromisso social da Rede Federal.