Videoaulas: organizadores prévios de uma aprendizagem significativa de conteúdos de genética no Ensino Médio
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Resumo
Partindo da hipótese de que as videoaulas, usadas como organizadores prévios no processo de ensino, potencializam a aprendizagem significativa de conteúdos de genética no Ensino Médio, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Fundamenta-se teoricamente em estudos existentes sobre os fatores que dificultam o ensino de Genética na educação básica, com recorte nas últimas três décadas a partir dos anos 1980; na Teoria da Aprendizagem significativa de David Ausubel; no conceito de Alfabetização Científica como perspectiva de ensino; na contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso pedagógico e para o processo de formação docente. Teve como objetivo apresentar uma estratégia de facilitação do ensino de conteúdos de Genética através da utilização de videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada mediante: revisão bibliográfica para identificar as dificuldades presentes no ensino dos conteúdos de Genética nos últimos trinta anos, a partir dos anos 1980; e, questionário aplicado aos alunos do 6º semestre do Curso de Licenciatura em Biologia, da disciplina Prática de Ensino V, do Instituto Federal de Brasília — campus Planaltina, durante realização de um workshop online, para avaliação da efetividade do produto educacional no formato de um tutorial para elaboração de videoaulas como organizador prévio, e de uma videoaula animada oriunda deste. Para a análise dos dados utilizou-se a metodologia da Análise de Conteúdo, por meio de uma abordagem textual discursiva e qualitativa. Concluímos que as videoaulas utilizadas como organizadores prévios no processo de ensino são uma estratégia eficaz para a aprendizagem significativa de conteúdos de Genética no Ensino Médio e que a videoaula é um material didático que pode ser utilizado como produto educacional e/ou manual instrucional para formação de professores. O produto de videoaulas como organizadores prévios poderá ser ferramenta didática útil para que outros professores se apropriem da estratégia e apliquem-na em contexto de suas práticas, alcançando, assim, os objetivos da BNCC e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB, quanto à formação crítica e autônoma dos estudantes do Ensino Médio.