O professor reflexivo e o letramento matemático: uma análise da reflexão docente no Ensino Fundamental como elemento de ação pedagógica
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Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar, a partir de um processo reflexivo sobre a prática, a compreensão de professores a respeito do processo de ensino-aprendizagem da matemática e suas relações com o letramento matemático no Ensino Fundamental. A investigação teve natureza qualitativa, os dados foram coletados por entrevista semiestruturada com sete professores de matemática que atuam nas redes pública e privada. Os dados foram organizados e analisados por meio da análise de conteúdo. Da análise dos dados, obtivemos como respostas uma percepção de que os estudantes, em sua maioria, chegam à escola com conhecimentos prévios deficitários. Para atuar no sentido do letramento os docentes compreendem os livros didáticos e as atividades de percepção da matemática na prática como as estratégias mais adequadas. Além disso, para os alunos que apresentam dificuldades após a intervenção, os docentes utilizam listas de exercícios e trabalho pedagógico com pequenos grupos de alunos. Por fim, em reflexão a respeito do currículo, os docentes apontam que este precisa ser adaptado na transposição para a prática para a atender as peculiaridades dos diferentes grupos de estudantes.