O professor reflexivo e o letramento matemático: uma análise da reflexão docente no Ensino Fundamental como elemento de ação pedagógica

Data da publicação

Data da defesa

2025

Permissão de acesso

Orientador(a)

Co-orientador

Lattes do Co-orientador

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Sigla

IFB

Departamento

País

Brasil

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar, a partir de um processo reflexivo sobre a prática, a compreensão de professores a respeito do processo de ensino-aprendizagem da matemática e suas relações com o letramento matemático no Ensino Fundamental. A investigação teve natureza qualitativa, os dados foram coletados por entrevista semiestruturada com sete professores de matemática que atuam nas redes pública e privada. Os dados foram organizados e analisados por meio da análise de conteúdo. Da análise dos dados, obtivemos como respostas uma percepção de que os estudantes, em sua maioria, chegam à escola com conhecimentos prévios deficitários. Para atuar no sentido do letramento os docentes compreendem os livros didáticos e as atividades de percepção da matemática na prática como as estratégias mais adequadas. Além disso, para os alunos que apresentam dificuldades após a intervenção, os docentes utilizam listas de exercícios e trabalho pedagógico com pequenos grupos de alunos. Por fim, em reflexão a respeito do currículo, os docentes apontam que este precisa ser adaptado na transposição para a prática para a atender as peculiaridades dos diferentes grupos de estudantes.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM

Referência

TEIXEIRA, Amanda Myssandre Souza; SANTOS, Daiana Lafaiete Ribeiro Araújo dos; ANANIAS, Daniel Dantas. O professor reflexivo e o letramento matemático: uma análise da reflexão docente no ensino fundamental como elemento de ação pedagógica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia