O uso de realidade aumentada por meio do Geogebra para o ensino de projeções ortogonais

Data da publicação

Data da defesa

2025-02-14

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

As dificuldades de aprendizagem em geometria espacial na percepção por objetos tridimensionais levam ao docente a busca por novas estratégias de ensino. Representações em livros didáticos ou quadro branco são insuficientes para a devida compreensão e visualização espacial, considerando que as representações se dão de forma planificada, o que prejudica a interpretação geométrica. Visando nisso, este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática através da função de realidade aumentada fornecida pelo aplicativo GeoGebra para desenvolver o interesse e o conhecimento de discentes de matemática do ensino médio, apresentando todo um novo conceito do uso de tecnologias em sala de aula.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA

Referência

PEREIRA, Nathália dos Santos. O uso de realidade aumentada por meio do Geogebra para o ensino de projeções ortogonais. 2025. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Matemática, Educação e Tecnologias) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Estrutural, Brasília, 2025.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia