Adaptabilidade na educação profissional e tecnológica: formação integral ou tecnicista?
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Resumo
Esta pesquisa teve o objetivo de proporcionar um estudo sobre o trabalho e o trabalhador a partir da reestruturação produtiva no Brasil, problematizando as diferentes concepções de formação profissional e o sentido da competência da adaptabilidade na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em especial seu reflexo na prática educativa, com o fim de apresentar uma proposta pedagógica que tenha a concepção de formação profissional integral como fundamento. Visando alcançar esse objetivo geral, perseguimos os seguintes objetivos específicos: debater sobre a forma assumida pelo trabalho num contexto econômico neoliberal; discutir sobre as disputas entre as diferentes concepções de formação profissional a partir da reestruturação produtiva; refletir sobre o sentido que adquire a competência da adaptabilidade no atual mercado competitivo de trabalho, nos documentos norteadores da EPT e na percepção dos docentes do Ensino Médio Integrado (EMI); e, por fim, produzir uma proposta pedagógica, em formato e-book, que possa possibilitar ações e práticas educativas que contribuam para a formação de professores. Este e-book constitui-se de um compilado de materiais e recursos didáticos produzidos como proposta para um curso de curta duração para a formação de professores do EMI. Ao ser avaliado por docentes de diferentes áreas do conhecimento, mas todos com experiência profissional na EPT, a aplicação do produto educacional respondeu à pergunta que orientou este trabalho: a partir de discussões sobre o sentido da adaptabilidade, o que pode ser feito para que os professores e professoras do EMI tenham acesso a esse debate tão importante? A avaliação demonstrou que a leitura deste e-book é de grande utilidade para os professores atuantes na EPT, em especial, os do EMI.