O ensino da matemática em libras: uma análise dos termos matemáticos presentes em glossários

Data da publicação

Data da defesa

2025

Permissão de acesso

Orientador(a)

Co-orientador

Lattes do Co-orientador

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Sigla

IFB

Departamento

País

Brasil

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Este trabalho analisou quatro pesquisas sobre glossários de Libras-Português na área de Matemática nos últimos dez anos. Teve por objetivo investigar a elaboração de glossários que traduzem em Libras termos matemáticos estudados no Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que teve como modalidade escolhida a metassíntese qualitativa. Primeiramente, foi realizada uma síntese de cada um dos trabalhos analisados, destacando seus objetivos, metodologias e processos de elaboração dos glossários. Em seguida, foram levantados todos os termos presentes nas pesquisas, resultando, posteriormente, em 402 termos distintos traduzidos para Libras pelos quatro autores investigados, desde termos utilizados no 1º ano do Ensino Fundamental até o 1º ano do Ensino Médio. Os resultados mostram que nem todos os termos catalogados pelos autores tiveram tradução para a Libras, e que poucos termos estão presentes em mais de um glossário. Na elaboração de sinais, percebe-se diferentes propostas para a tradução de um mesmo termo. Há poucos trabalhos nessa área e, além da necessidade de elaborar novos glossários e traduzir outros termos, a pesquisa concluiu que é preciso unificar os sinais já existentes para evitar ambiguidade no processo de aprendizagem do estudante surdo.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL

Referência

VIANA, Adan Cardoso Franco. O ensino da matemática em libras: uma análise dos termos matemáticos presentes em glossários. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia