O ensino da matemática em libras: uma análise dos termos matemáticos presentes em glossários
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Resumo
Este trabalho analisou quatro pesquisas sobre glossários de Libras-Português na área de Matemática nos últimos dez anos. Teve por objetivo investigar a elaboração de glossários que traduzem em Libras termos matemáticos estudados no Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que teve como modalidade escolhida a metassíntese qualitativa. Primeiramente, foi realizada uma síntese de cada um dos trabalhos analisados, destacando seus objetivos, metodologias e processos de elaboração dos glossários. Em seguida, foram levantados todos os termos presentes nas pesquisas, resultando, posteriormente, em 402 termos distintos traduzidos para Libras pelos quatro autores investigados, desde termos utilizados no 1º ano do Ensino Fundamental até o 1º ano do Ensino Médio. Os resultados mostram que nem todos os termos catalogados pelos autores tiveram tradução para a Libras, e que poucos termos estão presentes em mais de um glossário. Na elaboração de sinais, percebe-se diferentes propostas para a tradução de um mesmo termo. Há poucos trabalhos nessa área e, além da necessidade de elaborar novos glossários e traduzir outros termos, a pesquisa concluiu que é preciso unificar os sinais já existentes para evitar ambiguidade no processo de aprendizagem do estudante surdo.