Desafios e estratégias docentes no trabalho com resolução de situações-problema matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental

Data da publicação

Data da defesa

2023

Permissão de acesso

Co-orientador

Lattes do Co-orientador

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Sigla

IFB

Departamento

País

Brasil

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo discutir os desafios e as estratégias envolvidos na utilização de situações-problema por professores do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Gama. A pesquisa teve caráter qualitativo, na qual a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com quatro professoras que lecionam na escola selecionada. Buscou-se ainda contribuições em documentos legais, como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo em Movimento do Distrito Federal, tendo em vista seu respaldo ao tema da pesquisa. Com base na literatura de referência, partiu-se da ideia de que resolver situações-problema faz parte do cotidiano do ser humano e seu ensino pode contribuir para o desenvolvimento intelectual dos alunos desse nível educacional, auxiliando a aprendizagem em outras áreas do saber. Sua adoção, porém, envolve desafios e exige estratégias a fim de superá-los. As professoras ouvidas corroboram muitos dos desafios e estratégias apontadas pela literatura, mas lidam com essas questões de forma distinta, seja no que diz respeito à ênfase em questões relacionadas a um contexto real de vida dos alunos; seja em relação aos desafios envolvidos para a promoção e resolução dessas questões, tais como as dificuldades de interpretação textual, compreensão conceitual e uso apropriado do vocabulário.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM

Referência

ENCARNAÇÃO, Karla Mayana Rocha da; MENDES, Silvana Maria Ribeiro; CASTRO, Vanessa Miranda. Desafios e estratégias docentes no trabalho com resolução de situações-problema matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia