Desafios e estratégias docentes no trabalho com resolução de situações-problema matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental
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Resumo
O presente trabalho teve como objetivo discutir os desafios e as estratégias envolvidos na utilização de situações-problema por professores do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Gama. A pesquisa teve caráter qualitativo, na qual a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com quatro professoras que lecionam na escola selecionada. Buscou-se ainda contribuições em documentos legais, como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo em Movimento do Distrito Federal, tendo em vista seu respaldo ao tema da pesquisa. Com base na literatura de referência, partiu-se da ideia de que resolver situações-problema faz parte do cotidiano do ser humano e seu ensino pode contribuir para o desenvolvimento intelectual dos alunos desse nível educacional, auxiliando a aprendizagem em outras áreas do saber. Sua adoção, porém, envolve desafios e exige estratégias a fim de superá-los. As professoras ouvidas corroboram muitos dos desafios e estratégias apontadas pela literatura, mas lidam com essas questões de forma distinta, seja no que diz respeito à ênfase em questões relacionadas a um contexto real de vida dos alunos; seja em relação aos desafios envolvidos para a promoção e resolução dessas questões, tais como as dificuldades de interpretação textual, compreensão conceitual e uso apropriado do vocabulário.