A biologia no cotidiano dos estudantes com deficiência visual: um estudo sob a ótica de professores do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais de Brasília
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Resumo
Entende-se por Deficiência Visual (DV) uma condição fisica na qual os indivíduos não apresentam nenhuma percepção de estímulos luminosos ou a apresentam de forma parcial. Ο Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais de Brasília CEEDV é a única instituição educacional do Distrito Federal especializada no atendimento aos estudantes com DV e é considerado um centro de referência na Educação Especial por proporcionar a inclusão e o respeito à diversidade. A instituição, por meio da disciplina Atividades da Vida Autônoma e Social (AVAS), visa promover o desenvolvimento global dos seus estudantes para a formação de um cidadão crítico, capaz de interagir com o mundo e com as questões que o cercam. A Biologia, ampla área do conhecimento, integra questões políticas, econômicas e culturais da sociedade, sendo portanto presente no cotidiano de todo indivíduo, inclusive dos estudantes com deficiência visual. Visando mapear de que forma a Biologia se expressa na vida desses estudantes, o presente trabalho teve como grupo amostral três professores atuantes no CEEDV. Os docentes responderam a uma entrevista e os dados obtidos foram classificados usando os preceitos estabelecidos por Bardin. O resultado indicou que os assuntos da Biologia mais presentes no cotidiano dos estudantes com DV dizem respeito à Educação Ambiental, à Fisiologia Humana, à Zoologia e à Botânica, sendo esses considerados primordiais para o bem-estar e inclusão social dos alunos. A vivência dos professores demonstra também a importância e predominância das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem do CEEDV.

