Defendidas em outras instituições
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/32
Acervo de teses e dissertações defendidas por pesquisadores vinculados ao IFB, porém em outras instituições externas.
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Item A gestão da educação a distância dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise comparada dos sentidos e significados da EaD no contexto da Educação Profissional(Universidade de Brasília) Medeiros, Jennifer de CarvalhoEsta tese aborda a temática da Educação a Distância (EaD) na educação profissional, tendo como delimitação do objeto a gestão da EaD nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético, da abordagem crítica da educação comparada, da reflexão sobre a educação a distância na Sociedade do Conhecimento e suas implicações na reconfiguração das demandas de formação para o trabalho, buscaremos problematizar os seguintes questionamentos: como os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia realizam a gestão dos cursos a distância, considerando os marcos regulatórios e as práticas dos sujeitos envolvidos na materialidade dos cursos ofertados? Quais sentidos e significados da EaD são revelados a partir das diferentes formas de gestão dos cursos a distância encontradas nos Institutos Federais? Em que medida os sentidos e significados revelados acerca da EaD indicam as tensões e contradições da gestão no processo de implantação e operacionalização dos cursos? A partir dessas indagações, o objetivo geral foi investigar as perspectivas de gestão dos cursos a distância adotadas por cinco Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, considerando os marcos regulatórios, as práticas dos sujeitos envolvidos e a forma como a EaD é assumida pelos diferentes Institutos, dado que a educação a distância está inserida em todos os Institutos Federais. Para definição da amostra, foi escolhido um Instituto Federal de cada região do país. A escolha por região foi definida a partir da comparação das perspectivas de gestão adotadas pelos diferentes Institutos Federais, considerando o critério da diversidade das estruturas organizativas da EaD de modo que fosse possível realizar a análise comparada das realidades estudadas. Os resultados apontam que as perspectivas de gestão dos Institutos Federais pesquisados constituem formas organizativas distintas entre si, porém com semelhanças estruturais relacionadas à EaD no seu sentido mais amplo, nas quais revelam-se o distanciamento entre planejamento e execução, a dualidade entre o consentimento e a negação à EaD e o processo de institucionalização da modalidade. Percebemos que a intensificação do trabalho e a formação para atuar na EaD são pontos recorrentes em todas as realidades observadas. A intensificação do trabalho é manifestada na alta demanda da gestão da EaD, não compatível com a estrutura que se tem, além da alta produtividade como forma de mostrar a existência da EaD para o Instituto Federal na qual faz parte. A formação também se constitui ponto estratégico para mostrar a EaD ao restante da instituição e sinalizar que é preciso ter um conhecimento especializado para atuar na modalidade. Como conclusão, assinalamos que a gestão da EaD no contexto da educação profissional pode fomentar estratégias que articulem visões até então fragmentadas. Um projeto de formação integral advém de uma unidade entre teoria e prática, que não se limita ao projeto em si, mas reflete toda a forma de organização da instituição, tendo a práxis como categoria constituinte da gestão da educação a distância. Os significados que encontramos sobre a EaD e a gestão da EaD nos levaram a pensar na importância da práxis enquanto movimento de unidade entre teoria e prática dos processos próprios da gestão, de aproximar a dimensão do planejamento da execução, de ter noção do todo que envolve a educação profissional e os elementos da educação a distância.Item Aulas baseadas em técnicas de criatividade: efeitos na criatividade, motivação e desempenho em matemática com estudantes do ensino médio(Universidade de Brasília) Fonseca, Mateus GianniAlgumas escolas, por vezes, não têm alcançado sucesso na promoção das aprendizagens em matemática de modo a preparar os estudantes para enfrentar os desafios que o mundo contemporâneo impõe, tanto no que diz respeito aos elementos envolvidos no exercício da cidadania quanto no seu processo de qualificação profissional. Entre as lacunas encontradas nos processos de escolarização, destaca- se a falta de estímulo à criatividade dos estudantes nos mais variados campos do conhecimento e, em particular, em matemática. Considerando isso, o propósito desta pesquisa foi analisar os efeitos decorrentes da oferta de um curso extracurricular junto a um grupo de 41 estudantes do último ano do ensino médio, em criatividade, motivação e desempenho em matemática. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública do Distrito Federal no turno contrário às atividades regulares dos estudantes participantes do curso. Esses foram divididos aleatoriamente em dois grupos, tendo sido denominados por grupo controle e grupo experimental, compostos por 20 e 21 estudantes, respectivamente. Ao longo de quatro semanas, cada grupo tinha dois encontros semanais com duração de 1h 30min cada. Enquanto que para o grupo controle, as aulas eram convencionais, isto é, sem muita alteração do que já estavam acostumados no cotidiano escolar, para o grupo experimental foram propostas aulas baseadas em técnicas de criatividade com vistas a estimular o pensamento criativo em matemática. Por resultados, embora ambos os grupos tenham alcançado elevação nos escores de criatividade, motivação e desempenho em matemática, resultados estatisticamente significativos foram percebidos apenas junto ao grupo experimental, o qual teve maior incremento em todas as variáveis. Isso permite sugerir que a inclusão de técnicas de criatividade junto ao planejamento pedagógico de professores da educação básica pode favorecer tanto a capacidade de pensamento criativo como também a motivação e o consequente desempenho em matemática.Item As representações sociais dos tutores sobre a formação para a atividade de tutoria(Universidade de Brasília) Medeiros, Jennifer de CarvalhoA equipe de tutoria faz parte do sistema UAB e esses sujeitos mantêm relação direta com os estudantes, sendo necessária uma formação para o exercício dessa atividade. Considerando a importância do tutor na EaD e das novas tecnologias da comunicação e informação na prática docente, a pesquisa buscou investigar as seguintes questões: quais são as representações sociais dos tutores presenciais e a distância sobre o curso de formação para atuarem na tutoria, levando em consideração as suas expectativas antes de iniciar o processo de formação bem como as impressões após realizarem o curso, estabelecendo uma relação com o exercício da atividade? Em que medida as representações sociais acerca da formação do tutor contribuem para explicar o modelo de EaD adotado pela Universidade Aberta do Brasil? O nosso problema situa-se na perspectiva de análise das representações dos tutores sobre a sua formação, a fim de compreender parte do sistema UAB, dos seus propósitos no âmbito da educação superior, observando a existência de consensos, dissensos e contradições revelados a partir do exercício da tutoria. Para a compreensão do nosso objeto de estudo, lançaremos mão da abordagem materialista histórica dialética, por considerar que seja a mais adequada para interpretar o movimento de contradições, dissensos e consensos existentes entre o tutor e a formação que recebe para o exercício do seu trabalho. Adotamos a análise de conteúdo para o tratamento dos dados em associação com as categorias da dialética: contradição, mediação, quantidade e qualidade. A interpretação foi balizada pelos conceitos de Gramsci no que diz respeito ao senso comum, bom senso, hegemonia e contra-hegemonia. Evidenciamos em geral que as representações sociais dos tutores estão concentradas na necessidade de conhecimento das novas tecnologias. Não observamos mudanças significativas de pensamento que sinalizassem para uma reflexão acerca das condições de trabalho, na racionalização e precarização do trabalho docente.Item Construção e validação de instrumentos de medida de criatividade no campo da matemática para estudantes concluintes da educação básica(Universidade de Brasília) Fonseca, Mateus GianniTrata-se de uma pesquisa cujo objeto foi a construção e validação de instrumento de medida de criatividade no campo da matemática voltado a alunos concluintes da educação básica, mais precisamente a alunos cursistas do 3º ano do ensino médio. Buscou-se a partir de uma intersecção entre as literaturas das áreas de psicologia, da educação e da educação matemática, integrar conceitos importantes que fundamentem a elaboração dos testes, a partir da teoria clássica de testes - TCT, para, com validade e fidedignidade, construir instrumento útil para o desenrolar de novas pesquisas da temática em discussão. A elaboração do teste ancora-se em estudos de resolução de problemas, especificamente de problemas abertos, considerando o rico potencial que tal proposta didática possui como elemento impulsionador ao surgimento de características de criatividade como fluência, flexibilidade e originalidade. Como estratégia metodológica realizou-se uma pesquisa exploratória, sob a perspectiva empírico-analítica, tendo por condução de dados um perfil multimetodológico a partir da categorização das soluções propostas pelos componentes da amostra (análise qualitativa) e consequentes análises estatísticas (análise quantitativa). Por resultados, o instrumento denominado por Teste de Desempenho Criativo no Campo da Matemática – TDCCM, foi construído e testado alcançando a partir da análise de consistência interna entre os itens os coeficientes Cronbach "\α\=\0\,\7\8\4" ("\α\=\0\,\8\1\5 " com base em itens padronizados) e "\α\=\0\,\7\7\1 " ("\α\=\0\,\8\5\7 " com base em itens padronizados) nas versões A e B, respectivamente.Item Desenvolvimento de método para a determinação de N-nitrosaminas em shampoo por extração em fase sólida on-line à cromatografia líquida de ultra-alta eficiência acoplada à espectrometria de massas sequencial(Universidade Estadual de Campinas) Santos, Alyne Tada FerreiraDe acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o Brasil é um dos maiores mercados de cosméticos infantil. Dentre os produtos direcionados para esse público está o shampoo, que contém ingredientes específicos para a pele delicada e requer atenção especial quanto à segurança. Em princípio, produtos registrados não devem conter substâncias que possam causar risco à saúde do usuário. No entanto, contaminantes podem ser encontrados em produtos cosméticos e de higiene pessoal devido à matéria-prima contaminada, degradação de ingredientes ou por reações entre ingredientes e precisam ser controlados. Entre os contaminantes de preocupação em produtos de higiene pessoal e cosméticos destacam-se as N-nitrosaminas que são considerados potentes carcinógenos, além de apresentarem ação teratogênica e mutagênica em animais de laboratório. A Nnitrosodietanolamina (NDELA) tem sido detectada em cosméticos, loções, shampoos e fluídos cutâneos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um método analítico para a determinação de NDELA em shampoo para bebê usando a extração em fase sólida on-line à cromatografia líquida de ultra-alta eficiência associada a espectrometria de massas sequencial (SPE-UHPLC-MS/MS). Foram avaliados diferentes preparos de amostra para realizar o clean-up e o mais eficiente foi a extração em fase sólida offline, usando como sorbente a fase C18 (1,5 g). A concentração da NDELA, anterior à quantificação, foi realizada no SPE on-line, usando a coluna Oasis HLB, cuja otimização foi realizada por planejamento composto central. As condições ótimas foram: vazão da bomba quaternária de 0,87 mL min-1, tempo de carregamento de 0,27 minutos e 100% de água como solvente de carregamento. A fonte de electrospray (ESI) foi operada no modo positivo e a quantificação foi realizada no modo de reações selecionadas, com um íon de quantificação e outro de confirmação de identidade. A coluna analítica utilizada foi a UPLC® CSH C18 (2,1 x 100 mm; 1,7 μm), com fase móvel composta de 0,1% de ácido fórmico em água: metanol, e eluição em gradiente. A quantificação da NDELA foi feita por padronização interna utilizando o surrogate NDELA-d8. O método apresentou linearidade no solvente na faixa entre (1,0 – 20,0 ng mL-1) e na matriz entre (10 - 100 ng g-1). O LOQ determinado foi de 10 ng g-1. A precisão intra-dia foi de 9,1 a 19,2% (n=3, em 3 dias) e a inter-dia de 15,3% (n=9). Das quatro amostras analisadas, uma apresentou NDELA na concentração de 54 ng g-1, duas abaixo do limite de detecção do método e uma com concentração abaixo do limite de quantificação.Item Dados abertos governamentais: análise da abertura dos dados das bibliotecas de universidades federais brasileiras(Universidade de Brasília) Detoni, Juliana Aretz Cunha de Queiroz AfonsoAs iniciativas de dados abertos governamentais têm por objetivo aumentar a transparência governamental, diminuir a corrupção e engajar a sociedade civil nas tomadas de decisão do governo, disponibilizando gratuitamente os dados coletados pelos governos federal, estadual e municipal, ao público para livre uso, reutilização e redistribuição. No Brasil, a Lei nº 12.527, de 2011, conhecida como a Lei de Acesso à Informação e no Decreto nº 8.777, de 2016, que instituiu a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal são instrumentos legais que norteiam e institucionalizam as ações de governo aberto no país. Vinculadas ao Ministério da Educação - MEC, as universidades federais estão sujeitas ao cumprimento da Política de Dados Abertos do Governo Federal; nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar a abertura de dados das bibliotecas de universidades federais brasileiras, considerando o que preceitua as iniciativas de governo aberto e o disposto na legislação brasileira vigente, utilizando como parâmetro os indicadores de desempenho para bibliotecas elaborados pela norma ISO 11620:2014. A metodologia foi dividida em duas etapas, a primeira com a análise quantiqualitativa dos dados disponibilizados pelas bibliotecas no Painel Monitoramento de Dados Abertos e no Portal Brasileiro de Dados Abertos; na segunda etapa, foi aplicado o questionário como instrumento de coleta de dados, tendo com universo da pesquisa as 69 universidades federais vinculadas ao MEC. A análise dos dados coletados revela que a maioria das universidades federais brasileiras não contempla em seus Planos de Dados Abertos e na abertura de seus dados, dados sobre suas bibliotecas, o que evidencia o não cumprimento do disposto no manual de boas práticas elaborado pela Controladoria-Geral da União e a baixa representatividade das bibliotecas nessas importantes fontes de informação para a sociedade. As respostas ao questionário evidenciam que as bibliotecas coletam dados, produzem relatórios e utilizam mecanismos próprios de divulgação de seus resultados, porém sua participação na atividade de dados abertos dentro da instituição ainda é limitada, havendo um grande potencial para expandir seu envolvimento na promoção da transparência e do acesso à informação dentro da instituição.