O marketing de Influência como estratégia de comunicação na promoção de eventos: uma análise do evento Anticlube
Arquivo(s)
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
O marketing de influência consolidou-se como uma estratégia crucial na promoção de eventos, aproveitando a habilidade dos influenciadores digitais em criar narrativas autênticas que ressoam com seus seguidores e incentivam o consumo. Sendo considerada umas das estratégias mais eficientes de comunicação atualmente, o percentual de empresas interessadas em investir em marketing de influência em 2023 foi de 84,4% de acordo com uma matéria publicada pela Forbes em 2023 realizada pela Youpix+Nielsen ROI & Influência. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como os influenciadores digitais impactam na tomada de decisão do público, enquanto como objetivos específicos, buscamos analisar a origem e natureza dessa relação de confiabilidade entre público x influenciador, utilizando como material de estudo pesquisas teóricas, entrevista, formulários, além da análise do evento Anticlube como principal material de estudo. Realizado em Brasília/DF, o evento é um exemplo dessa estratégia bem-sucedida, criado em um contexto pós-pandêmico, o evento se baseia no mistério e exclusividade, apoiando-se em influenciadores digitais que promovem o conceito da marca de forma direcionada e personalizada, criando uma atmosfera de exclusividade. Em síntese, a análise dos dados mostram que o marketing de influência vem ganhando espaço como ferramenta de comunicação e promoção, e que quando utilizados de forma coerente, são capazes de entregar resultados promissores, como no caso da Anticlube onde contribuiu significativamente para o fortalecimento orgânico da marca e aumento da adesão do público.