Objetificação da mulher: o uso do corpo feminino como chamariz na publicação de eventos

Data da publicação

Data da defesa

2019

Permissão de acesso

Lattes do Orientador

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Ao analisar recortes de publicidade de eventos, nos quais a imagem da mulher é usada como chamariz para atrair um público maior, observou-se que a figura feminina é apresentada de modo pejorativo, sendo oferecida como elemento coadjuvante no processo de venda dos eventos. Estratégias de marketing como esta são utilizadas para estimular, no imaginário do consumidor potencial, trazendo a ideia de que as mulheres que se farão presentes no evento fazem parte do “pacote” comprado e que, portanto, estarão disponíveis para que ele venha a usufruí-las. Percebeu-se que tais materiais publicitários, embora, em alguns casos, tentem transmitir esta mensagem de maneira branda e subliminar, a maioria carrega um conteúdo ofensivo, pautado na prática de vulgarização da mulher, transvertindo, em pleno século XXI, a essência do aspecto feminino em objeto de consumo. O presente trabalho adotou, por metodologia, pesquisas bibliográficas acerca de temas relacionados ao corpo feminino e suas representações sociais, bem como temas relacionados ao marketing de eventos; e, logo em seguida, o levantamento e análise semiótica de peças publicitárias produzidas para eventos em nível nacional.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

Referência

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções