Práticas e percepções de consumidores do Distrito Federal na aquisição e consumo de ovos
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Resumo
O ovo é considerado um alimento acessível, de excelente valor nutricional e versátil. Apesar da importância do ovo para a dieta da população e dos avanços tecnológicos na sua produção, beneficiamento e industrialização, há muitos aspectos que são desconhecidos do consumidor e/ou que podem gerar dúvidas quando este adquire e consome este tipo de alimento. Visando identificar as percepções e práticas de consumidores do Distrito Federal na aquisição e consumo de ovos, a presente pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida. Foram conduzidas três sessões de grupos focais, realizadas de forma virtual pelo Google Meet, nas quais 29 consumidores participaram (entre 9 e 10 participantes por sessão). A maior parte dos participantes é do público feminino (62,1%), com idade de até 24 anos (62,0%) e com ensino superior incompleto (48,3%). Supermercados de pequeno e médio portes, seguidos de hipermercados/atacadistas e de feiras foram os principais locais mencionados pelos participantes para a aquisição de ovos. A quase totalidade afirmou observar, no momento da compra, aspectos da aparência (como sujidades e integridade da casca), data de validade e tamanho dos ovos, sendo preferidos pelos consumidores os de maior tamanho e brancos. Os participantes associaram de forma errônea o ovo caipira àquele com a cor da casca marrom. A quase totalidade dos consumidores revelou que os ovos ficam expostos fora da refrigeração no local de compra e a maioria indicou que no domicílio realiza o armazenamento sob refrigeração e que não higieniza os ovos antes de guardá-los. A maioria dos participantes percebe que há riscos à saúde, por conta de perigos microbiológicos, no consumo de ovos no domicílio ou fora deste, embora grande parte considere que o risco seja baixo. Houve desconhecimento sobre as definições de ovos caipira, orgânico, desidratado e pasteurizado. Com base nos resultados, estratégias para comunicação das informações para produtores, comerciantes e consumidores podem ser desenvolvidas.

