Horta e educação agroecológica: vivências e reflexões na Escola Córrego do Meio
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Esse trabalho é um relato de experiência que descreve o processo de implantação de uma horta escolar com princípios agroecológicos na instituição pública de educação de ensino fundamental e infantil Escola Classe Córrego do Meio, realizada no período de setembro a dezembro de 2023 e de fevereiro a setembro de 2024. A experiência envolveu práticas de 7 (sete) oficinas e aplicação de 3 (três) questionários, abrangendo no total 33 estudantes, além do professor das turmas, o diretor e o coordenador da unidade educacional. O objetivo do projeto era usar uma horta com práticas Agroecológicas como ferramenta para trabalhar a educação ambiental. A sensibilização ambiental foi promovida, incentivando práticas sustentáveis e o desenvolvimento de habilidades sociais, como cooperação e trabalho coletivo entre os estudantes. Esses resultados demonstram que o projeto contribuiu para uma transformação positiva em todo ambiente escolar promovendo respeito à natureza e incorporação de novos hábitos alimentares, entre outros princípios agroecológicos.

