A extensão rural na perspectiva dos povos tradicionais de matriz africana e de terreiro: um diálogo com o campo de estudos da agroecologia
Data da publicação
Data da defesa
2025-06-30
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Instituto Federal de Brasília
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Este trabalho discute a formação e a atuação extensionista a partir da minha vivência enquanto povo de terreiro e discente do curso de Agroecologia no Instituto Federal de Brasília - IFB. Com uma proposta analítica orientada a partir da noção de interseccionalidade, me debruço sobre a história racista da constituição do ensino agrícola e da institucionalização da Extensão Rural. Eu entendo esta como perpetuadora de epistemicídio a partir dos modelos colonialistas de produção agrícola e de relação com a terra. Assim, proponho uma reflexão sobre a transformação dessa atuação no campo agroecológico e da construção do conhecimento com ênfase em diretrizes antirracistas e contra hegemônicas.
Descrição
Palavras-chave
Áreas do conhecimento (CNPq)
CIENCIAS AGRARIAS
Referência
LEITE, Raíssa Felippe de Toledo. A extensão rural na perspectiva dos povos tradicionais de matriz africana e de terreiro: um diálogo com o campo de estudos da agroecologia. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Agroecologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2025.

