Raízes do conhecimento: trilhas inclusivas para identificação de árvores do cerrado
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Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a implantação de duas trilhas ecológicas educativas no Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina, integradas ao Projeto Arborescan. As trilhas foram desenvolvidas com o objetivo de promover a educação ambiental por meio do contato direto com a vegetação nativa do Cerrado, destacando espécies arbóreas selecionadas com base em critérios ecológicos, educativos e culturais. Uma das trilhas foi adaptada para garantir acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, enquanto a outra preserva o solo natural, proporcionando uma experiência imersiva e autêntica. As árvores-destaque foram identificadas e equipadas com QR Codes que direcionam os usuários a fichas informativas em uma plataforma digital (Padlet), acessível por dispositivos móveis, facilitando o aprendizado e a difusão de conhecimento. O trabalho envolveu atividades práticas e teóricas com estudantes e professores, promovendo a integração entre tecnologia, inclusão e agroecologia de forma inovadora e eficaz.

