Tendências de aprendizagem e fixação: uma análise comparativa entre turmas de cursos técnicos integrados ao ensino médio
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Resumo
Esta pesquisa foi conduzida em duas turmas na instituição de ensino do Instituto Federal de Brasília - Campus Gama, com o objetivo de investigar o desenvolvimento do conhecimento e a presença de aprendizagem significativa entre as turmas do 2º ano do curso técnico profissional em química integrado ao Ensino Médio e na turma do 2º ano do curso técnico profissional em alimentos integrado ao Ensino Médio, empregando uma abordagem qualitativa. Para realizar a pesquisa, foram aplicados três questionários. O primeiro questionário, aplicado no início do bimestre, teve como propósito coletar dados socioeducacionais e avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema em estudo, que foi na pesquisa o estudo das soluções químicas. Essa fase inicial permitiu estabelecer uma base sólida, alinhada à substituição da aprendizagem significativa, que valoriza a conexão entre novos conhecimentos e a estrutura cognitiva existente. Durante o período letivo, foram acompanhadas as metodologias de ensino das professoras nas duas turmas, destacando-se a aplicação de métodos baseados em experimentos, listas de exercícios e aulas práticas. Essas abordagens não apenas facilitaram a assimilação do conteúdo, mas também proporcionaram aos alunos a oportunidade de compreender significado aos conceitos, característica central da aprendizagem significativa. O segundo questionário foi aplicado antes das avaliações das turmas de alimentos e de química, com o propósito de avaliar a percepção dos alunos sobre a qualidade do ensino recebido, autoavaliação e dificuldades na matéria. As respostas revelaram uma explicação positiva entre as autoavaliações e as notas obtidas, pois a aprendizagem significativa estava em curso, com os alunos internalizando e aplicando os conceitos de maneira eficaz. No início do terceiro bimestre, o terceiro questionário foi aplicado, buscando obter informações sobre o contexto educacional dos familiares dos alunos, a escolaridade dos pais e as expectativas dos estudantes para o pós-ensino médio. Essa etapa proporcionou insights adicionais sobre o ambiente de aprendizagem dos alunos, contribuindo para uma compreensão mais abrangente da influência de fatores externos. A análise comparativa entre os questionários e as avaliações não apenas evidenciou a eficácia da abordagem significativa na construção do aprendizado, mas também identificou áreas passíveis de aprimoramento. A dificuldade recorrente em questões de interpretação destaca a necessidade de melhorar as estratégias interpretativas, a fim de atualiza ainda mais o processo de aprendizagem significativa. Este estudo teve como princípio reforça a importância fundamental de uma abordagem que vai além da superficialidade, buscando uma compreensão profunda e aplicação prática, para promover uma aprendizagem que perdura e influência, positivamente, a vida dos alunos. O objetivo deste trabalho foi analisar se turmas com quantidades de aulas diferentes apresentam o mesmo rendimento de aprendizagem e investigar se fatores socioeconômicos ou aspectos da vida acadêmica influenciam na construção do conhecimento significativo dos estudantes, considerando as variações na carga horária das disciplinas.

