Tendências de aprendizagem e fixação: uma análise comparativa entre turmas de cursos técnicos integrados ao ensino médio

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2023

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Resumo

Esta pesquisa foi conduzida em duas turmas na instituição de ensino do Instituto Federal de Brasília - Campus Gama, com o objetivo de investigar o desenvolvimento do conhecimento e a presença de aprendizagem significativa entre as turmas do 2º ano do curso técnico profissional em química integrado ao Ensino Médio e na turma do 2º ano do curso técnico profissional em alimentos integrado ao Ensino Médio, empregando uma abordagem qualitativa. Para realizar a pesquisa, foram aplicados três questionários. O primeiro questionário, aplicado no início do bimestre, teve como propósito coletar dados socioeducacionais e avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema em estudo, que foi na pesquisa o estudo das soluções químicas. Essa fase inicial permitiu estabelecer uma base sólida, alinhada à substituição da aprendizagem significativa, que valoriza a conexão entre novos conhecimentos e a estrutura cognitiva existente. Durante o período letivo, foram acompanhadas as metodologias de ensino das professoras nas duas turmas, destacando-se a aplicação de métodos baseados em experimentos, listas de exercícios e aulas práticas. Essas abordagens não apenas facilitaram a assimilação do conteúdo, mas também proporcionaram aos alunos a oportunidade de compreender significado aos conceitos, característica central da aprendizagem significativa. O segundo questionário foi aplicado antes das avaliações das turmas de alimentos e de química, com o propósito de avaliar a percepção dos alunos sobre a qualidade do ensino recebido, autoavaliação e dificuldades na matéria. As respostas revelaram uma explicação positiva entre as autoavaliações e as notas obtidas, pois a aprendizagem significativa estava em curso, com os alunos internalizando e aplicando os conceitos de maneira eficaz. No início do terceiro bimestre, o terceiro questionário foi aplicado, buscando obter informações sobre o contexto educacional dos familiares dos alunos, a escolaridade dos pais e as expectativas dos estudantes para o pós-ensino médio. Essa etapa proporcionou insights adicionais sobre o ambiente de aprendizagem dos alunos, contribuindo para uma compreensão mais abrangente da influência de fatores externos. A análise comparativa entre os questionários e as avaliações não apenas evidenciou a eficácia da abordagem significativa na construção do aprendizado, mas também identificou áreas passíveis de aprimoramento. A dificuldade recorrente em questões de interpretação destaca a necessidade de melhorar as estratégias interpretativas, a fim de atualiza ainda mais o processo de aprendizagem significativa. Este estudo teve como princípio reforça a importância fundamental de uma abordagem que vai além da superficialidade, buscando uma compreensão profunda e aplicação prática, para promover uma aprendizagem que perdura e influência, positivamente, a vida dos alunos. O objetivo deste trabalho foi analisar se turmas com quantidades de aulas diferentes apresentam o mesmo rendimento de aprendizagem e investigar se fatores socioeconômicos ou aspectos da vida acadêmica influenciam na construção do conhecimento significativo dos estudantes, considerando as variações na carga horária das disciplinas.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS EXATAS E DA TERRA

Referência

FERREIRA, Jardel Carlos. Tendências de aprendizagem e fixação: uma análise comparativa entre turmas de cursos técnicos integrados ao ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.

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