Teoria da aprendizagem significativa no uso de aplicativos na aprendizagem em química
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Resumo
O presente trabalho tem como objetivo verificar os principais aplicativos de química disponíveis aos estudantes na Play Store, como também se estes apresentam características que favoreçam a aprendizagem significativa em química com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que tem como premissa o conhecimento prévio do aprendiz como a variável isolada que mais influencia na aprendizagem significativa. A metodologia aplicada no levantamento dos aplicativos utilizou-se de palavras chaves específicas no mecanismo de busca da Play Store, tendo em vista que a plataforma não dispõe de um filtro de separação de softwares educacionais dos demais conteúdos disponíveis. Os resultados do levantamento foram analisados tanto de uma perspectiva quantitativa, contabilizando o número de instalações, estrelas, quantidade de aplicativos disponíveis por conteúdo e categoria, como também de forma qualitativa, verificando se os mesmos apresentam potencial inovador, cooperativo ou facilitador da aprendizagem significativa ou incentivam mais a aprendizagem mecânica. Com essa abordagem verificou-se que a utilização destes softwares para aprendizagem em química é comprometida devido a abordarem com baixa profundidade os conteúdos, não ter uma garantia de confiabilidade dos conteúdos de química e, além de apresentarem anúncios invasivos, em uma quantidade considerável não estão disponíveis em português.

