Criatividade no ensino de química: uma proposta embrionária com potencial para aplicação no ensino profissionalizante
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Resumo
A disciplina de Química, da maneira como é apresentada e discutida em diversas escolas de Ensino Médio do sistema educacional brasileiro, é considerada pela ampla maioria dos estudantes como uma das matérias de exatas mais difíceis de estudar. Isto, sabidamente, é um completo equívoco. De um modo geral, essa percepção discente existe pois o estudante interage com um conhecimento essencialmente acadêmico, compartilhado principalmente através da transmissão vertical de informações. Para enfrentar as dificuldades ainda existentes nesse cenário, este trabalho propõe o uso do pensamento crítico e criativo para resolver problemas dentro da Química. Esta ferramenta permite o desenvolvimento da capacidade de refletir sobre as estratégias criadas, analisando-as, questionando-as e interpretando-as a fim de apresentar a melhor solução possível para o problema considerado. Após profunda análise qualitativa das bases teóricas acerca de criatividade no ensino, e após análise quantitativa do cenário de rendimento escolar no Curso Técnico em Química do Instituto Federal de Brasília, fomos capazes de elaborar uma trilha de aprendizagem com grande potencial para ter sucesso nas turmas de 1 ano desse curso. Além disso, pudemos observar que ainda existe um amplo espaço no meio acadêmico para publicação de trabalhos na área de Criatividade em Química. A proposta de oficina aqui apresentada objetiva pavimentar caminhos práticos e teóricos para a elaboração de ferramentas pedagógicas que visem a superação das representações negativas relacionadas à Química.

