BNCC e o novo ensino médio: análise dos materiais do PNLD de ciências da natureza e suas tecnologias

Data da publicação

Data da defesa

2023

Permissão de acesso

Orientador(a)

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Como forma de enriquecimento dos processos de ensino e aprendizagem, os livros didáticos estão presentes, desde há muito tempo, em todas as etapas da educação e são fonte de contribuição para a formação dos estudantes. Com a implementação da Base Nacional Curricular Comum - BNCC, novas coleções de livros foram criadas e distribuídas para as escolas de todo território nacional. Nesta proposta da BNCC as disciplinas de ciências da natureza, do novo ensino médio, foram agrupadas em uma única área de conhecimento. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo analisar a coleção de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD de 2021, da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias intitulado "Matéria, Energia e Vida: uma abordagem interdisciplinar", indicada para os três anos do ensino médio. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa com o propósito de investigar os conteúdos de química e as abordagens metodológicas em cada volume da coleção de acordo com a progressão das competências e habilidades descritas na BNCC. Para isso, buscou compreender as mudanças ocorridas com a implementação do novo ensino médio. Nessa perspectiva, foi realizado um estudo bibliográfico e documental sobre o processo pelo qual a BNCC foi elaborada, a partir de produções acadêmicas relacionadas a essa temática tanto no âmbito do governo federal, quanto de pesquisadores que têm estudado sobre o assunto visando à compreensão da Lei n.º 13.415/2017 e destacando suas principais características e mudanças com relação às últimas reformas. Para a análise da coleção, foram selecionadas unidades, capítulos e seções que abordam os conteúdos de química, que foram desenvolvidos independente de qualquer sequência.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS

Referência

BARROS, Lorena Lima. BNCC e o novo ensino médio: análise dos materiais do PNLD de ciências da natureza e suas tecnologias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções