BNCC e o novo ensino médio: análise dos materiais do PNLD de ciências da natureza e suas tecnologias
Arquivo(s)
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Como forma de enriquecimento dos processos de ensino e aprendizagem, os livros didáticos estão presentes, desde há muito tempo, em todas as etapas da educação e são fonte de contribuição para a formação dos estudantes. Com a implementação da Base Nacional Curricular Comum - BNCC, novas coleções de livros foram criadas e distribuídas para as escolas de todo território nacional. Nesta proposta da BNCC as disciplinas de ciências da natureza, do novo ensino médio, foram agrupadas em uma única área de conhecimento. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo analisar a coleção de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD de 2021, da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias intitulado "Matéria, Energia e Vida: uma abordagem interdisciplinar", indicada para os três anos do ensino médio. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa com o propósito de investigar os conteúdos de química e as abordagens metodológicas em cada volume da coleção de acordo com a progressão das competências e habilidades descritas na BNCC. Para isso, buscou compreender as mudanças ocorridas com a implementação do novo ensino médio. Nessa perspectiva, foi realizado um estudo bibliográfico e documental sobre o processo pelo qual a BNCC foi elaborada, a partir de produções acadêmicas relacionadas a essa temática tanto no âmbito do governo federal, quanto de pesquisadores que têm estudado sobre o assunto visando à compreensão da Lei n.º 13.415/2017 e destacando suas principais características e mudanças com relação às últimas reformas. Para a análise da coleção, foram selecionadas unidades, capítulos e seções que abordam os conteúdos de química, que foram desenvolvidos independente de qualquer sequência.

