Mudança conceitual em química por meio de atividade lúdica

Data da publicação

Data da defesa

2022

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

A educação científica é um desafio imprescindível ao desenvolvimento das sociedades com a formação de cidadãs e cidadãos verdadeiramente preparados para o Mundo do Trabalho, pelo aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de Química motivou esta presente investigação. Utilizou-se da Mudança Conceitual como metodologia de pesquisa, analisando por meio de questionário anterior e posterior à intervenção pedagógica o uso da Teoria de Jogos aplicada ao Ensino de Ciências. O objetivo desta investigação é examinar a aplicação de metodologia ativa e lúdica, na promoção de evolução conceitual aplicada ao ensino de formação de soluções. Os resultados obtidos corroboraram que tal atividade é capaz de proporcionar condições necessárias para a acomodação de conceitos científicos relacionados a soluções, superando Concepções Alternativas acerca do tema ensinado.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS

Referência

SILVA, Heitor Vieira da. Mudança conceitual em química por meio de atividade lúdica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2022.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções