Ensino de Química: Uma análise nos anais do Congresso Brasileiro de Química (CBQ) entre 2017 e 2019
Arquivo(s)
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
A produção científica influencia e direciona para quais os caminhos a sociedade devem seguir. No ensino de química, estas pesquisas mostram qual a real situação em que se encontra o ensino, ajudando a entender quais aspectos têm sido considerados pelos pesquisadores como relevantes para estudo e modificação. Inserido neste contexto, se encontram os congressos nacionais com um papel de suma importância que é a divulgação científica. Por tanto, para conhecer e compreender os rumos que o ensino de química está trilhando, é preciso analisar o que está sendo produzido. Assim, o presente trabalho se propôs analisar os anais apresentados no Congresso Brasileiro de Química ocorridos no período de 2017 a 2019, cujo foco temático foi a área de ensino de química. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com o intuito de apresentar a história do Congresso Brasileiro de Química e suas divulgações científicas. Na sequência, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa com análise descritiva, com o intuito investigar as características dos trabalhos apresentados nos eventos deste congresso. Foram analisados um total de 831 resumos, agrupados em 44 categorias, conforme o tema de estudo. Devido a grande quantidade de categorias, optou-se por analisar apenas aquelas com o maior número de trabalhos, quanto ao nível de ensino para o qual estavam direcionados. Após diversas análises e seleções, identificou-se que os objetos de estudos, na área de ensino, que tiveram maior frequência nos trabalhos apresentados no Congresso, no período analisado, foram: a experimentação, os jogos didáticos, a formação docente, as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) e a educação inclusiva. Após análise dessas categorias, identificou-se que as pesquisas em ensino de química apresentadas neste congresso durante o período analisado, estão direcionadas principalmente para o ensino básico, especificamente para o ensino médio, sendo os conteúdos de química inorgânica os mais debatidos nas propostas apresentadas que foram objeto de estudo deste trabalho.

