A experimentação no ensino de química como estratégia pedagógica
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Resumo
Este trabalho adota um conceito de contextualização para explicar os conhecimentos da química que emergem da observação dos fenômenos que acontecem ou que são passíveis de acontecer nas cozinhas domiciliares ou em pequenos restaurantes. As atividades pedagógicas encontradas na pesquisa bibliográfica são adaptadas e executadas pelo autor em sua residência, para mostrar as possíveis dificuldades que os leitores possam ter. Estas servem de enredo para a apresentação dos assuntos de química que são explicados quando aparecem no texto. Não se trata de uma explicação exaustiva; mas, se preocupa em evidenciar os assuntos que podem ser abordados e que nem sempre são contextualizados com a ciência química. Utiliza-se um número elevado de figuras, com o intuito de facilitar a compreensão e o planejamento de aulas dinâmicas pelo docente para turmas de estudantes de variadas idades. Concomitantemente, é feita uma correlação com os laboratórios de química no que se refere à segurança, manutenção dos acessórios, disciplina e perspicácia na observação de fenômenos que podem passar despercebidos pelos menos familiarizados, como é o caso: formação do triacilglicerol, hidrogenação de alceno, emulsificação, cadeia de carbono saturada e insaturada, estado atômico excitado, híbrido de ressonância, entre outros.

