Os modelos mentais acerca dos fenômenos de solubilidade e reatividade processados por licencia(n)dos: um estudo de caso com graduandos e egressos do curso de licenciatura em química do IFB Campus Gama
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Resumo
Este estudo investiga os modelos mentais relacionados aos fenômenos de solubilidade e reatividade processados por graduandos e egressos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Brasília, Campus Gama. A investigação buscou compreender os modelos mentais expressos pelos futuros professores acerca desses fenômenos. Verificamos como eles transitam entre os níveis de representação do conhecimento químico (macroscópico, submicroscópico e simbólico), tão fundamentais para uma aprendizagem significativa e coerente com os conceitos científicos, quanto para o exercício crítico e consciente da profissão docente. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de um formulário eletrônico com questões abertas acerca dos experimentos de dissolução e recristalização do cloreto de sódio em solução supersaturada e da reação de precipitação do cloreto de prata, solicitando expressamente o envio das respostas na forma de desenhos com sua respectiva legenda. Os resultados indicaram uma dificuldade recorrente dos estudantes em articular adequadamente os diferentes níveis de representação da Química, particularmente o nível submicroscópico, para explicar os fenômenos que envolvem a dissociação, a solvatação e a precipitação de sais. A pesquisa concluiu que a abordagem integrada desses níveis de representação por meio da construção de modelos mentais, ainda na formação inicial de professores, é essencial para promover uma aprendizagem significativa e coerente da Química, além de uma autoconsciência dos futuros professores sobre seus processos mentais e, assim assegurar-se de participar ativamente e colaborativamente com seus alunos, colegas de profissão, escola e comunidade na construção de uma educação científica aliada aos ideais democráticos da educação para o exercício pleno da cidadania.

