Os modelos mentais acerca dos fenômenos de solubilidade e reatividade processados por licencia(n)dos: um estudo de caso com graduandos e egressos do curso de licenciatura em química do IFB Campus Gama

Data da publicação

Data da defesa

2024

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Este estudo investiga os modelos mentais relacionados aos fenômenos de solubilidade e reatividade processados por graduandos e egressos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Brasília, Campus Gama. A investigação buscou compreender os modelos mentais expressos pelos futuros professores acerca desses fenômenos. Verificamos como eles transitam entre os níveis de representação do conhecimento químico (macroscópico, submicroscópico e simbólico), tão fundamentais para uma aprendizagem significativa e coerente com os conceitos científicos, quanto para o exercício crítico e consciente da profissão docente. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de um formulário eletrônico com questões abertas acerca dos experimentos de dissolução e recristalização do cloreto de sódio em solução supersaturada e da reação de precipitação do cloreto de prata, solicitando expressamente o envio das respostas na forma de desenhos com sua respectiva legenda. Os resultados indicaram uma dificuldade recorrente dos estudantes em articular adequadamente os diferentes níveis de representação da Química, particularmente o nível submicroscópico, para explicar os fenômenos que envolvem a dissociação, a solvatação e a precipitação de sais. A pesquisa concluiu que a abordagem integrada desses níveis de representação por meio da construção de modelos mentais, ainda na formação inicial de professores, é essencial para promover uma aprendizagem significativa e coerente da Química, além de uma autoconsciência dos futuros professores sobre seus processos mentais e, assim assegurar-se de participar ativamente e colaborativamente com seus alunos, colegas de profissão, escola e comunidade na construção de uma educação científica aliada aos ideais democráticos da educação para o exercício pleno da cidadania.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS EXATAS E DA TERRA

Referência

SOUSA, Bianca Luísa Dias de. Os modelos mentais expressos acerca dos fenômenos de solubilidade e reatividade por licenciandos de Licenciatura em Química do IFB Campus Gama. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2024.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções