O método tradicional e as metodologias ativas no ensino de química
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Resumo
O trabalho de conclusão de curso em questão se utiliza da revisão bibliográfica e de uma pesquisa de campo que tem o intuito de comparar o método tradicional com as metodologias ativas de ensino e a eficácia diante das exigências da contemporaneidade, tendo em vista as evoluções tecnológicas e mudanças sociais. Expor de que maneira as metodologias ativas podem agregar ao ensino de química, tendo em vista que o conteúdo tratado na componente curricular pode ser melhor visualizado através da investigação da natureza. Mostrar as limitações e as potencialidades que o método mais utilizado possui e como as metodologias ativas podem melhorar ou até mesmo romper com o método tradicional. Além disso, abordar e exemplificar os diferentes tipos de metodologias ativas e a maneira a qual elas podem ser aplicadas. A metodologia foi desenvolvida pensando na segurança de todos os participantes, a coleta de dados se deu através de uma pesquisa de campo por meio de formulários virtuais via Google Forms, devido a pandemia da covid-19. Os questionários foram aplicados a três públicos distintos (professores de química, licenciandos em química, e estudantes do ensino médio) que tiveram contato com a metodologia ativa PBL (problem-based learning) aplicada em química e dessa maneira foi possível comparar as metodologias a partir das experiências dos respondentes. Dentre os resultados alcançados temos que a aplicação da metodologia ativa PBL foi bem aceita por grande parte dos respondentes. Foi possível notar que quase 100% dos licenciandos são adeptos da inserção de metodologias ativas, o que nos mostra que os novos professores podem ser mais suscetíveis a utilização de novas metodologias na educação. Além disso, a maioria dos estudantes se mostraram satisfeitos com a com a aplicação do PBL, um sinal de que essa metodologia é uma alternativa muito boa e pode agregar ao método tradicional de ensino.

