Alfabetização pela brincadeira: um estudo sociointeracionista sobre a ludicidade em contexto de alfabetização
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Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto das atividades lúdicas no processo de alfabetização, com foco em sua eficácia no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos. A pesquisa adota uma abordagem de metodologia qualitativa, realizada por meio de uma sequência didática aplicada em uma turma de 2º ano do ensino fundamental, além de uma entrevista semiestruturada com a professora regente da turma, fazendo uma análise da entrevista com a docente para compreender sua perspectiva sobre os efeitos das atividades lúdicas no aprendizado das crianças, explorando a percepção da professora sobre a importância das atividades lúdicas na alfabetização, e como ela percebe e integra essas práticas no currículo. A metodologia qualitativa, permitiu fazer observações participantes que possibilitou documentar as interações e os comportamentos dos alunos durante as atividades lúdicas. Os resultados indicam que o uso de jogos e brincadeiras favorece o engajamento dos alunos e facilita a assimilação de conteúdos, sendo particularmente útil para reforçar convenções ortográficas e promover a colaboração entre os estudantes. A professora regente demonstrou uma percepção positiva sobre a ludicidade, embora a utilizasse como uma ferramenta de bônus, e não como parte integrante do planejamento diário de ensino. Conclui-se que as atividades lúdicas são eficazes no contexto da alfabetização, proporcionando um ambiente de aprendizado mais dinâmico e significativo.

