A importância da contação de histórias para a educação de jovens e adultos: experiências em torno da EJA

Data da publicação

Data da defesa

2023-12-21

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

O presente trabalho intitulado "A importância da contação de histórias na Educação de Jovens e Adultos: experiências em torno da EJA" tem como objetivo analisar a relevância da contação de histórias no processo inicial de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do primeiro segmento, utilizando uma revisão bibliográfica e também uma pesquisa documental. Os resultados indicam que é possível utilizar a contação de histórias na alfabetização e letramento de jovens e adultos, desde que seja realizada com uma intencionalidade e planejada de acordo com a realidade dos estudantes por meio de métodos e estratégias adequadas , mostram que a educação tem buscado alcançar o público da Educação de Jovens e Adultos em diversos espaços e níveis de formação , evidenciam também que os alunos desta modalidade aprendem e ensinam ao contar sua história de vida e ouvir as histórias dos colegas e que a escola atual se tornou um ambiente muito querido e motivador para seus alunos, ao contrário da escola existente na infância daqueles que não conseguiram finalizar seus estudos na idade própria, conforme LDB e parecer CNE/CEB 11/2000. CURY (2000, P. 4), afirma que "a média nacional de permanência na escola na etapa obrigatória (oito anos) fica entre quatro e seis anos", e que os oito anos obrigatórios acabam se convertendo em 11 anos, na média, prolongando o período do ensino fundamental quando os estudantes já deveriam estar frequentando o ensino médio.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS

Referência

JESUS, Celiane Ribeiro. A importância da contação de histórias para a educação de jovens e adultos: experiências em torno da EJA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Campus São Sebastião, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções