A importância da contação de histórias para a educação de jovens e adultos: experiências em torno da EJA
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Resumo
O presente trabalho intitulado "A importância da contação de histórias na Educação de Jovens e Adultos: experiências em torno da EJA" tem como objetivo analisar a relevância da contação de histórias no processo inicial de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do primeiro segmento, utilizando uma revisão bibliográfica e também uma pesquisa documental. Os resultados indicam que é possível utilizar a contação de histórias na alfabetização e letramento de jovens e adultos, desde que seja realizada com uma intencionalidade e planejada de acordo com a realidade dos estudantes por meio de métodos e estratégias adequadas , mostram que a educação tem buscado alcançar o público da Educação de Jovens e Adultos em diversos espaços e níveis de formação , evidenciam também que os alunos desta modalidade aprendem e ensinam ao contar sua história de vida e ouvir as histórias dos colegas e que a escola atual se tornou um ambiente muito querido e motivador para seus alunos, ao contrário da escola existente na infância daqueles que não conseguiram finalizar seus estudos na idade própria, conforme LDB e parecer CNE/CEB 11/2000. CURY (2000, P. 4), afirma que "a média nacional de permanência na escola na etapa obrigatória (oito anos) fica entre quatro e seis anos", e que os oito anos obrigatórios acabam se convertendo em 11 anos, na média, prolongando o período do ensino fundamental quando os estudantes já deveriam estar frequentando o ensino médio.

