Ser ou não ser docente - eis a questão!: perspectivas de bolsistas do programa residência pedagógica - PRP de licenciatura em pedagogia do IFB sobre o desejo de se tornarem ou não professoras
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Resumo
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso consiste no desejo de discorrer sobre a profissão docente nas escolas públicas do Distrito Federal, aspectos do regime e rotina de trabalho e da estrutura da carreira profissional, os desafios e prazeres vivenciados em sala de aula. Quais os desafios que ser professor(a) no Brasil nos traz, o que nos motiva a continuar e porquê apesar de tantos desafios ainda acreditar na educação pública e por fim: ser ou não ser professor(a). Tendo por base textos acadêmicos, essa pesquisa foi realizada com residentes do Programa Residência Pedagógica(PRP) e professoras preceptoras da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) também participantes do programa. A pesquisa de abordagem qualitativa lança mão do estudo de caso como estratégia de investigação e utiliza técnicas da pesquisa-ação existencial como a observação participante, a escuta sensível e o diário de itinerância nos caminhos dessa experiência para captar as subjetividades dos sujeitos da pesquisa a respeito do tema. Emergem do processo de pesquisa importantes discussões que sinalizam que a autonomia docente e o respeito ao pluralismo de ideias, características encontradas pelos residentes na escola pública, seriam fatores de estímulo para seguir a carreira, em contraponto ao que encontraram na rede privada de ensino em estágios anteriores; a proletarização e precarização do trabalho docente como um dos fatores principais de desinteresse pela docência e por fim; o significado e a autenticidade de ser docente estarem condicionados a uma perspectiva praxiológica, crítica e emancipadora.

