Ensinar a fazer pipas, brincadeiras e artes
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Resumo
Neste trabalho abordaremos sobre a brincadeira com pipas, que pode contribuir para o ensino da realidade contemporânea nas escolas, creches e brinquedotecas, visto que cada vez mais o ensino vem sendo defasado por falta de ações para a construção de uma realidade social onde meninos e meninas possam conviver em igualdade de direitos para brincar em qualquer brincadeira sem distinção de sexo. Para isso, torna-se necessário um produto educacional em que os professores possam ensinar a fazer pipa e desconstruir essa estrutura social alicerçada no patriarcado, onde a criança do sexo masculino pode tudo, enquanto a do sexo feminino tem algumas restrições, não pode fazer algumas coisas vistas como sendo só para meninos. Desse modo, mostraremos neste trabalho que podemos utilizar a pipa como brincadeira para todos os gêneros, e será apresentado também como essa brincadeira pode contribuir para o ensino da matemática. Utilizaremos o aporte teórico de Cunha (2003), Kishimoto (1993) e Fernandes (1979) para subsidiar nossos argumentos.

